Resumo |
O som no áudio visual é tão pertinente quanto a imagem. Mesmo que as dimensões imagéticas sejam muito privilegiadas em determinadas culturas, ainda assim os sons se mostram como influenciadores ao longo das percepções fílmicas. Encorajada portal, essa investigação se dedica em analisar a musicalidade, o jingle que sonoriza o comercial “Astronauta”, produzido para comunicar o produto Italakinho. Por intermédio da noção de trans-sensorialidade, assegurada por Michel Chion, esse estudo busca compreender como essas sonoridades se configuram na construção do imaginário infantil. Mediante um percurso metodológico que se fundamenta em uma pesquisa exploratória, assim como em uma aproximação cartográfica e, também, alicerça da pela metodologia das molduras, as páginas a seguir estimulam uma contemplação do som, nem tanto para um viés musicológico e acústico, mas para as reflexões condizentes com as Ciências da Comunicação. Diante disso, essa monografia procura reconfigurar uma análise a cerca de um áudio visual publicitário destinado ao público infantil. Na medida em que coloca o áudio em primeiro plano, abre espaço para uma dissecação muito mais direcionada, ao mesmo tempo em que dispõe de mapas conceituais tocantes ao objeto empírico e à música atrelada. Em síntese, viabiliza um pensar que diz respeito ao universo da criança incorporado ao exercício publicitário e de como a musicalidade se articula nesse processo, por sua vez, promovendo relações de antecipação, conjuntamente com as respostas sensoriais e suas fixações no imaginário.; |