Resumo |
Considerando o caráter efêmero da contemporaneidade e a necessidade latente das marcas de entenderem como elas devem atuar no dia de amanhã, a pesquisa de tendência surge como uma solução atrativa para as empresas. Percebida a carência de elucidação sobre essa área o objetivo desta pesquisa foi investigar como é realizada a articulação das metodologias de previsão de tendência no trabalho deum pesquisador da área. Este trabalho inicia contextualizando o que é tendência e também as áreas que atuam com a previsão delas. A partir dessas definições, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico das metodologias pesquisa de tendência já descritas e os atributos necessários para ser um pesquisador da área, recorrendo a Caldas (2004), Vejlgaard (2008), Raymond (2010), Dumestreco et al. (2015), Gardner e Tetlock (2015) e Kjaer (2014). Em diálogo com o tema e para embasar teoricamente a discussão, foram abordadas as temáticas da transmetodologia através de Maldonado (2013) e Aguiar (2013), da complexidade, com Morin (2008),e da sociedade em rede,com Castells (2011, 2013). Para compor a metodologia, além das pesquisas bibliográficas, foram realizadas também entrevistas em profundidade com profissionais relevantes na área, entendendo a importância do pesquisador enquanto indivíduo articulador. A análise delas foi feita em duas etapas. A primeira foi do entrevistado em diálogo com os autores que compuseram este trabalho, respeitando a subjetividade de cada entrevistado e permitindo que a observação pudesse ser feita a partir dela. A segunda, dos entrevistados entre eles, focando nas semelhanças e diferenças de seus posicionamentos. A pesquisa conclui que a articulação das metodologias de pesquisa de tendências é artesanal e permeada tanto pela subjetividade do pesquisador quanto pelas lógicas de mercado. É inferido que este trabalho contribui para desmistificar a área de pesquisa de tendências, a figura do pesquisador de tendências e refletir sobre os resultados que ela obtém.; |