Resumo |
A midiatização e a era digital trouxeram novos desafios de cunho comunicacional para o ator social, que passou a integrar redes em uma nova lógica chamada de economia da contribuição. Em cada novo cadastro em uma nova plataforma, novos rastros são gerados. Com essa evolução, as interações do usuário na internet passaram a ser registradas como rastros tecnológicos e midiáticos, passíveis de vigilância, em busca da formação do self do indivíduo no coletivo. O presente estudo tem como objetivo investigar a formação de uma possível nova reputação, constituída a partir das interações do usuário no dispositivo. A pesquisa se voltou para duas problemáticas: “Como a integração de dispositivos constrói uma reputação na era digital?” e “Em que medida os atores sociais percebem essa reputação em suas construções imagéticas?”. Para responder essas perguntas, a análise realizou-se através de uma observação participante nas próprias redes da pesquisadora e entrevistas com base em um roteiro com perfis selecionados a partir das redes que eles mesmos já utilizam. Como alguns dos aportes teóricos, cita-se Braga (2011), na ideia de dispositivo, Campanella (2018), na interpretação do self, e Proulx (2016), na relação entre reputação e economia da contribuição.; |