RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Comportamento do consumidor de varejo físico na era da internet

Mostrar registro simples

Autor Cardoso, Gabriela;
Orientador Révillion, Anya Sartori Piatnicki;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1550900464234539;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Comportamento do consumidor de varejo físico na era da internet;
Resumo Este estudo tem como tema analisar o comportamento do consumidor de varejo físico na era da internet. Através de uma pesquisa científica buscou-se compreender esse comportamento e responder ao problema: como se configura o comportamento do consumidor de lojas físicas no contexto contemporâneo de compras pela internet? A partir disso, o objetivo geral foi: analisar as características do comportamento do consumidor de varejo físico, buscando um melhor entendimento sobre os motivos que os fazem preferir essa modalidade de comércio. Os objetivos específicos são: descrever as modalidades de varejo e suas características; caracterizar a trajetória de consumo e o perfil dos consumidores de lojas físicas e descrever e analisar o comportamento de consumo dos respondentes em lojas físicas. Para isso, foi necessário investigar o comportamento de consumo de consumidores que não tivessem preferência por comprar na Internet, sendo utilizada para isso uma metodologia de pesquisa mista em três etapas. A primeira etapa foi exploratória com a aplicação de uma entrevista pessoal qualitativa com o dono de uma loja física para entender sobre o funcionamento dessa loja e o relacionamento com os clientes. A segunda etapa também foi exploratória com a aplicação de entrevistas pessoais qualitativas com oito clientes considerados mais fiéis desta loja, para compreender as razões de sua fidelidade. Finalmente, a terceira etapa foi descritiva, com a aplicação de uma Survey utilizando questionário online quantitativo com 80 respondentes. Foi concluído que existe uma parte dos consumidores que preferem o varejo físico por sentirem insegurança em relação as compras pela internet. Outro fator indica que somente no varejo físico eles podem experimentar o produto e tê-lo imediatamente após a compra.;
Palavras-chave Comportamento do consumidor; Consumo; Varejo físico; Internet;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-12-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10974;
Nivel Graduação;
Curso Publicidade e Propaganda;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística