Autor |
Bandinelli, Bhrenda Ribeiro; |
Orientador |
Amaral, Adriana da Rosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8210260553342144; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Estratégias de comunicação e questões de gênero nos jogos digitais: como a página League of Legends – Brasil se relaciona com o público feminino; |
Resumo |
Este presente trabalho tem por principal objetivo investigar a forma como é construída a comunicação do jogo League Of Legends nas redes sociais, e como as mulheres jogadoras significam esta comunicação e percebem sua inclusão no mundo dos jogos. Inicialmente buscou-se em uma pesquisa bibliográfica conceituar os jogos, assim como contextualizar o seu mercado. Atrelado a isto, passamos por teorias a respeito de redes sociais, gênero e recepção. Ideias que posteriormente nos auxiliaram ao realizar a análise dos resultados de forma mais profunda e coerente. Para compreender como era realizada a comunicação do jogo League Of Legends com o público feminino. Como recorte foi determinado a página no Facebook League Of Legends – Brasil,sendo realizada inicialmente a análise de rede social com enfoque especial no posicionamento, através do método net no gráfico. Em um segundo momento foi realizada uma pesquisa exploratória, com o intuito de contextualizar e captar as mulheres jogadoras do jogo e seguidoras da página que seriam entrevistadas na última fase do processo. Ao longo do estudo foi possível perceber que embora o objeto analisado possua um posicionamento neutro, existe uma carência de um posicionamento mais ativo com relação aos outros jogadores e com as próprias jogadoras, para que elas se sintam incentivadas e confortáveis neste meio que também as pertence.; |
Palavras-chave |
Jogos Digitas; Mulheres; Inclusão; Comunicação; Redes Sociais; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018-12-05; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10973; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Publicidade e Propaganda; |