Resumo |
No presente trabalho discutiremos alguns dos efeitos da internet especificamente a partir do youtube enquanto plataforma de publicação de vídeos no contexto brasileiro. Apresentaremos como o youtube gerou um grande nicho e oportunidades para a publicidade e para novas formas de trabalho na comunicação como no caso dos youtubers e seus mais diversos formatos de vídeos. As funcionalidades disponíveis na plataforma de vídeos possibilitam a interação entre usuários, permitindo com que eles colaborem construindo conteúdos. A partir desse momento, o consumidor começa a ser tratado como produtor também, participando da criação dos vídeos através de compartilhamentos, curtidas e comentários. Dessa forma, os youtubers vão adquirindo notoriedade e saem do anonimato, chegando a representar públicos em suas formas de agir e pensar, tornando-se em líderes e formadores de opinião. Conforme o público cresce em termos numéricos e avança em termos de idade, mais poder de influência o youtuber possui, tornando-se necessário um maior cuidado com o conteúdo a ser criado, pois além das políticas de monetização serem rígidas, sua audiência está em constante busca por coisas novas e diferentes. No cenário brasileiro, temos youtubers que foram se modificando ao longo do tempo, adaptando-se as políticas de monetização e também observando de forma direta as exigências do seu público. Durante o trabalho serão analisados cauê moura, felipe neto, kéfera buchmann, pc siqueira e rafinha bastos que fazem parte da primeira geração brasileira de youtubers. Buscarei compreender as mudanças realizadas ao longo de suas carreiras através da análise e coleta de dados de vídeos em diferentes anos para demonstrar como suas trajetórias encontram-se em constante evolução.; |