Autor |
Schorn, Bruna; |
Orientador |
Borba, Eduardo Zilles; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1170620001587475; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O impacto da inteligência artificial na relação dos bancos com os millennials na era pós-digital: um estudo de caso da Bia; |
Resumo |
A chegada da era pós-digital vem transformando constantemente o modo como as pessoas se relacionam umas com as outras, com objetos e marcas. A velocidade com que isso acontece provoca um desencontro comportamental entre os segmentos de mercado que carregam um histórico de tradição, como o bancário, e as novas gerações – tão bem informadas e conectadas –, como os millennials. Nestes casos, tecnologias como a IA possibilitam que as marcas tenham acesso aos dados gerados a cada conexão para aprofundar seu conhecimento sobre o público, adequar suas estratégias de comunicação e estabelecer relações mutuamente benéficas. Portanto, como que os bancos podem explorar recursos tecnológicos, como a IA, para sincronizar suas estratégias de comunicação e de relacionamento com as transformações comportamentais dos millennials? A partir dessas provocações, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o impacto da inteligência artificial na relação do Bradesco com seus consumidores millennials na era pós-digital. O estudo se desenvolveu através de uma metodologia qualitativa e descritiva, num estudo de caso da BIA – Bradesco Inteligência Artificial – através de duas etapas: a) análise e interpretação das intenções do banco em utilizar a IA nas estratégias de comunicação e relacionamento; b) observação sobre a percepção dos consumidores millennials ao serem impactados por tais estratégias. Para apoiar a discussão sobre o impacto do uso da IA na relação entre ambos, a partir da problematização, uma hipótese-guia foi elaborada com base no pensamento de Longo (2014) e Gabriel (2019), sendo posteriormente desdobrada em cinco hipóteses que, por fim, foram validadas totalmente, parcialmente ou não validadas durante o exercício metodológico e análise dos dados. Por fim, entende-se que a IA é uma alternativa de inovação para os meios de comunicação e de relacionamento do Bradesco e, de acordo com a forma que é aplicada, também pode estimular a construção de uma relação mutuamente benéfica.; |
Abstract |
The arrival of the post-digital era is constantly transforming the way people
interact with one another, as wells as with objects, and brands. The speed with which
this happens causes a behavioral mismatch between the market segments that carry
a history of tradition, such as the banking segment, and the new generations, who
are highly informed and connected, as the millennials. In those cases, technologies
such as Artificial Intelligence, make it possible for brands to have access to data
generated with each connection, so they can acquire more knowledge about their
audience, adapting their communication strategies, and establishing mutually
beneficial relationships. With that in mind, how can banks explore technological
resources, such as AI, to synchronize their communication and relationship
strategies with millennials' behavioral transformations? Taking these provocations
into consideration, the goal of this research is understanding the impact of Artificial
Intelligence in Bradesco's relationship with its millennial consumers in the post-digital
era. The study was developed through a qualitative descriptive methodology,
investigating BIA's (Bradesco Artificial Intelligence) case study through two steps: a)
analyzing and interpreting the bank's intention in using the AI in communication and
relationship strategies; and b) observing the millennial consumer's perceptions when
impacted by these strategies. To support the discussion on the impact of AI use in
this relationship a guiding hypothesis was elaborated from the theoretical
problematization with Longo (2014) and Gabriel (2019). This initial hypothesis
unfolded into five other hypotheses, which, ultimately, were totally validated, partially
or not validated during the data analysis and methodological exercise. Lastly, it's
understood that the AI is an innovation alternative for Bradesco's means of
communication and relationship, and according to the way it's applied, can also
estimulate a beneficial mutual relationship.; |
Palavras-chave |
Bancos; Inteligência artificial; Marketing de relacionamento; Millennials; Pós-digital; Artificial Intelligence; Banks; Post-digital; Relationship marketing; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2019-12-11; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10970; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Publicidade e Propaganda; |