Resumo |
Essa pesquisa tem como objetivo compreender o papel dos youtubers mirins como influenciadores digitais na comunicação de produtos de consumo junto a rotina das crianças usuárias do YouTube. Para isso, no referencial teórico busca-se entender o nascimento da plataforma YouTube, como ela funciona, quais são as suas políticas para publicação de vídeos e como se dá a interação com os usuários dentro dela, de modo que seja possível entender como conteúdos são criados e difundidos na plataforma, possibilitando o surgimento dos influenciadores digitais, especialmente, os chamados youtubers mirins. Busca-se, também, entender o comportamento de consumo da criança, identificando como a publicidade voltada para este público equais recursos utiliza para influencia-las e para gerar engajamento e interação na plataforma do YouTube, além de explorar os papéis dos youtubers em sua rotina de compra. Para isso, a pesquisa faz uso de entrevistas com pais de crianças que assistem canais de youtubers mirins, a fim de entender seu comportamento e de um questionário aplicado com o Instituto Alana que serviu para explorar, pelo olhar teórico, como a instituição enxerga a problemática central do trabalho. Como resultado, descobriu-se que dentro dos ambientes familiares pesquisados, ainfluência dos youtubers, no desejo de compra é relevante e presente na rotina da criança. Em contraponto, descobriu-se também que a questão familiar de acompanhamento do menor no ambiente digital é de suma importância para todo o impacto causado por essemundo digital e de consumo seja o mais nocivo possível para as crianças.; |