Resumo |
Existem empresas que deixaram de lado a utilização das mídias tradicionais, voltadas para os sentidos da visão e audição, para investir nos outros sentidos. A empresa observada,e que possui um grande apelo sensorial, relacionado ao olfato, é a marca Melissa daGrendene, em queas consumidorasamam o cheiro dos calçados. A partir disso, o nosso objetivo de pesquisa foi investigar a implantação do aroma da Melissa e conseguir compreender o que ele significa para as consumidoras. Inicialmente, desenvolvemos uma contextualização apresentando o histórico da marca melissa e sua comunicação. Na parte teórica, trazemos conceitos importantes como a evolução do marketing até chegarmos ao marketing olfativo. Na etapa exploratória realizamos quatro etapas de pesquisas diferentes, um questionário com o diretor da marca, uma observação dentro do Clube Melissa, entrevistas com duas consumidoras fiéis àmarca e uma experiência principal onde testamos o olfato das consumidoras, com o intuito de compreender melhor esse público. Após essas quatro etapas, os resultados apontados foram que o aroma da Melissa foi realmente criado pela marca, com a ideia de trazer um significado as consumidoras. Talsignificado é percebido nos dias de hoje:elas sentem amor, conforto e bem-estar pelo aroma da marca que usam. E além disso, o marketing olfativo faz elas comprarem pelo aroma,poisele faz parte do seu dia a dia e elas não sabem viver sem ele, o que mobiliza oconsumo. Mesmo sendo uma estratégia já percebida por elas, esse fator não interfere no que sentem, pois o aroma já é marca registrada da Melissa e do “coração” das consumidoras.; |