RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Da teoria à prática no Laboratório de Inovação Colaborativa

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Bortoli, Eduardo;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Stadtlober, Cláudia de Salles;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4730010148724067 ID Lattes: 4730010148724067;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Da teoria à prática no Laboratório de Inovação Colaborativa;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente trabalho teve como tema o Laboratório de Inovação Colaborativa, empreendimento na qual o pesquisador é um dos fundadores. O objetivo geral foi analisar como o LIC colabora para que os conhecimentos aprendidos em sala de aula sejam efetivos e práticos junto às empresas. Seus objetivos específicos foram: identificar valores fundamentais da administração na construção desse ecossistema; avaliar os resultados práticos obtidos pelo LIC e identificar os principais benefícios que o LIC traz para a universidade e as empresas que participaram. O referencial teórico desse trabalho aborda temas como criatividade, colaboração e inovação, pilares que direcionam as ações do LIC; em seguida, o autor aborda as metodologias ativas de ensino e por fim aprofunda o assunto relacionando os valores da administração na construção e no direcionamento do Laboratório de Inovação Colaborativa. O trabalho incorporou uma pesquisa do tipo qualitativa, descritiva, e se deu por meio de um estudo de caso do Laboratório de Inovação Colaborativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, além de observação e análise documental, foram utilizadas entrevistas com gestores, professores, fundadores e alunos que tiveram alguma participação dentro do LIC. A análise dos resultados obtidos com os métodos aplicados, quando relacionados ao referencial teórico que estrutura este trabalho, permitiu identificar resultados práticos de forma positiva entre, alunos, gestores e professores, assim como os benefícios gerados pelo LIC apresentando bom nível de aceitação; bem como o grau de importância dado pelos alunos aos valores da administração e os conhecimentos práticos aprendidos, também ter sido muito positivo. O autor concluiu em sua pesquisa que o Laboratório de Inovação Colaborativa vem contribuindo de forma significativa para que os alunos apliquem os conhecimentos aprendidos em sala de aula em problemas reais do mercado, assim como, gera benefícios para as empresas na resolução de problemas, aproximação com o meio acadêmico e possibilidade de lapidar jovens talentos, para as universidades fomenta um ambiente de criação e desenvolvimento para os seus alunos, gera um ensino ativo e diferente, além de estreitar sua relação com o meio empresarial.;
metadataTrad.dc.subject LIC; Colaboração; Criatividade; Inovação; Ensino por competências; Teoria e prática;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-06-25;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10783;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Administração;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas