metadataTrad.dc.contributor.author |
Frapiccini, Fernando; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Melo, Aurélia Adriana de; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/2354025470924573; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title |
O uso do e-commerce pelo micro empreendedor individual: benefícios e dificuldades; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização do E-commerce como estratégia de venda utilizada pelos Microempreendeodres Individuais (MEI). Para tanto foram identificados os benefícios e dificuldades do E-Commerce para este segmento de negócio, assim como as praticas que potencializam estes benefícios e reduzem os obstáculos. Para desenvolver estes objetivos, fez-se uma revisão bibliográfica na qual foram abordados o Microempreendorismo Individual, o E-Commerce, e práticas mais contemporâneas como o Social Commerce. A pesquisa empírica, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas com MEIs localizados na região metropolitana de Porto Alegre. De forma geral, os resultados mostram que a forte concorrência, o preconceito com marcas desconhecidas, a falta de fidelidade do cliente são as principais dificuldades enfrentadas pelo MEI no E-commerce. Já entre os benefícios, é possível destacar a redução de despesas, o poder de alcance e o consequente aumento das vendas. Ressalta-se ainda a utilização das Redes Sociais, por meio da prática do Social Commerce, como nova forma para as práticas comerciais destes empreendedores, o que intensifica a relação com o cliente e contribui para a redução das dificuldades encontradas no E-commerce.; |
metadataTrad.dc.subject |
MEI; E-commerce; Social commerce; |
metadataTrad.dc.type |
TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2018-12-04; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10772; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel |
Graduação; |
metadataTrad.dc.curso |
Administração; |