RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

5ª tela e o mercado: tendências de crescimento no espaço brasileiro

Mostrar registro simples

Autor Pacheco, Márcia Iglezias;
Orientador Simões, Denis Gerson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0798033457819466;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título 5ª tela e o mercado: tendências de crescimento no espaço brasileiro;
Resumo Desde o surgimento do filme cinematográfico, no fim do século XIX, grandes avanços tecnológicos transformaram a comunicação, modificando constantemente (e em velocidade cada vez maior) a sociedade. Após o surgimento do cinema – a 1ª Tela – passaram-se meio século até uma nova tela participar do cotidiano das pessoas: a televisão. Essa, primeira tela eletrônica, foi a 2ª Tela a entrar na vida social. Embora o cinema tenha comunicado em massa, a nova tela era mais íntima ao entrar na casa das pessoas. Mais algumas décadas se passaram até a 3ª Tela entrar no mercado – o computador pessoal. E somente após o advento da internet, em meados dos anos 90, que essa tela mostrou seu real potencial como meio de comunicação. Pela primeira vez os indivíduos se tornam de fato individuais, personalizados, buscando as informações que lhe interessam, quase sempre quando e onde quiserem. Com a fusão dos assistentes pessoais digitais (PDAs) e o telefone celular surgem os Smartphones – a 4ª Tela, a tela mais intensamente individual. Todas essas telas são meios de comunicação, mas cada uma tem suas especificidades e formas de atingir as pessoas, em diferentes lugares, e oferecendo diferentes níveis de controle do espectador. Entretanto ainda existem inúmeros lugares onde essas telas não preenchem a grade na rede de comunicação entre anunciantes e consumidores, onde as telas convencionais perdem o poder de alcance ao seu público. Nestes espaços surgem novas telas com objetivo de preencher essas lacunas, transmitindo mensagens, informando e prestando serviço: a 5ª Tela.;
Palavras-chave 5ª tela; Mídia digital;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10740;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Estratégias e Processos em Televisão Digital;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística