Autor |
Cardoso, Tânia Cardoso de; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Enunciação e encenação na construção da narrativa fílmica em a mulher do lado, de François Truffaut; |
Resumo |
Este trabalho apresenta uma análise crítica de A mulher do lado (La femme d’à côté, 1982), penúltimo filme dirigido por François Truffaut, partindo de dois eixos analíticos. No primeiro, tratamos de tentar compreender como se dá a construção de uma narrativa fílmica a partir das reflexões a respeito da enunciação cinematográfica realizadas por Arlindo Machado – em sua obra O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço – e por André Gaudreault e François Jost – no seu livro A narrativa cinematográfica. No segundo, buscamos compreender a narrativa a partir de uma abordagem estilística denotativa trazendo questões relativas ao enquadramento e à encenação, que estão no coração da mise-en-scène. Trazemos como referência as análises de David Bordwell, principalmente a partir de seu livro Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Tal autor põe em xeque justamente a ideia de enunciação e a importância da existência de um narrador fílmico em uma teoria de narrativa cinematográfica. Nosso objetivo é mostrar como na verdade estes dois eixos de análise, que são apresentados como contraditórios entre si, podem ser complementares para dar conta de uma análise fílmica mais ampla. O filme de François Truffaut serve de exemplo de caso para a análise proposta.; |
Abstract |
This paper presents a critical analysis of The woman next door (La femme d’à côté, 1982), penultimate film directed by François Truffaut, based on two analytical axes. At the first axis, trying to understand how is the construction of a filmic narrative from the reflections with respect to the cinematographic enunciation, as elaborated by Arlindo Machado – in his book O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço - and by André Gaudreault and François Jost – in their book Le récit cinématographique. In the second axis, seeking to understand the narrative from a denotative stylistic approach bringing questions related to the framing and the staging, which are in the heart of the mise-en-scène. We bring as a reference the analysis of David Bordwell, mainly from his book Figures traced in light: on cinematic stading. This author rightly calls into question the idea of enunciation and the importance of the existence of a filmic narrator in a filmic narrative theory. Our objective is to demonstrate how in fact these two analytical axis, that are presented as contradictory, may be complementary to accomplish a broader filmic analysis. François Truffaut’s film serves as a case example for the proposed analysis.; |
Palavras-chave |
Narrativa fílmica; Enunciação cinematográfica; Encenação; Enquadramento; Filmic narrative; Cinematographic enunciation; Staging; Framing; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2011-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10722; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Especialização em Cinema; |