Resumo:
Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar e compreender as melhores práticas realizadas por empreendedores de produtos e marcas com especificidades locais. Se avaliou, também, ferramentas e estratégias para alavancar negócios a partir de conceitos como terroir, Indicações Geográficas, autenticidade, contraponto à homogeneização do consumo tanto no ramo gastronômico quanto no turismo local e rural. A partir de multimétodos qualitativos, foi feito um estudo sobre regiões que vendem produtos e produtos que vendem locais e seus desdobramentos a partir destas premissas. Na mesma esteira, foi feito um estudo aprofundado da região da Campanha Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul, suas características, seu terroir, sua história e seu potencial enquanto região campeira autêntica. Para a pesquisa foram ouvidos gestores, agrônomos, empreendedores de áreas relacionadas a marcas e produtos locais como cafés especiais, queijos artesanais, vinhos finos e azeite de oliva, além de empresários de turismo rural. Foram realizadas entrevistas em profundidade, pesquisas remotas e visitas de campo. Os resultados deste estudo sugerem que a Campanha Gaúcha tem no seu DNA características importantes como autenticidade, terroir do Bioma Pampa propício para culturas tradicionais como a pecuária e novas como vitivinicultura e olivicultura e potencial para se tornar uma marca territorial relevante em âmbito nacional com produtos e marcas locais. Para complementar o estudo, se buscou maneiras de tangibilizar os resultados e oferecer ao trabalho formas de traduzir a região e o azeite de oliva produzido na Campanha. Com isso, a ferramenta do Storytelling se mostrou adequada para ilustrar o estudo e engarrafar a Campanha Gaúcha.