Resumo |
O Unidão.com, supermercado virtual da Unidasul em meados do ano 2000, fora um caso de sucesso do serviço prestado. Porém os números de faturamento não sustentaram a operação por muito tempo, sendo encerrado em seguida. Precursor na venda de alimentos pela internet, este caso continua tratado com relutância pelos gestores atuais. Tanto que motivou a realização desta pesquisa com o objetivo de identificar os motivos pelos quais o Unidão.com fechou. Buscou-se identificar o porquê de hoje, o mercado mostrar números crescentes do comercio eletrônico, mesmo que o setor varejista de alimentos aponte que os resultados ainda não são satisfatórios. Mergulhando no caso, percebe-se que o Unidão.com fora um ótimo serviço naquela época. Era uma loja virtual que dava apoio as lojas físicas, ao supermercado real. E, não teve êxito, por assim dizer, porque era um serviço a frente do seu tempo, de uma marca/ supermercado pouco conhecida e com contingente pequeno de consumidores que tinham o hábito de comprar não só alimentos, mas, quase tudo pela internet. Não havia consumidores culturalmente preparados para sustentar uma operação desse tipo.; |