Resumo:
As instituições financeiras tradicionais têm enfrentado a escalada de novos entrantes no mercado financeiro brasileiro e que atuam fortemente nos canais digitais, apresentando, com isso, custos fixos reduzidos e consequentemente, uma forte competitividade. Soma-se a isso o fato do próprio Banco Central do Brasil estimular a competição entre os bancos, com iniciativas como o Open Banking. Este cenário desafiador reforça a cobrança para que os gerentes de agência construam resultados sustentáveis, implementando com sua equipe a estratégia da organização. Portanto, considera-se para este estudo o seguinte objetivo geral: analisar quanto a atuação de líderes com atributos coaching, pode influenciar o desempenho das agências bancárias que atendem clientes Pessoa Física de um grande banco brasileiro na região Nordeste do Brasil. A análise da atuação do gerente de agência na perspectiva da liderança com atributos coaching foi realizada sob a ótica do seu liderado, o gerente de relacionamento. A concepção de atributos de liderança coaching adotada foi embasada na International Coach Federation (ICF, 2017), conforme segue: perguntas poderosas, presença, estabelecimento de confiança e intimidade, escuta ativa, comunicação direta, criação de consciência, projeção de ações, planejamento e estabelecimento de metas, gerenciar o progresso e responsabilidade e, por fim, especificar confidencialidade. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, tendo como estratégia a pesquisa de campo, com a participação de 162 respondentes. Ressalta-se os resultados obtidos na percepção do liderado, independentemente do seu tempo de atuação na função de gerente de relacionamento, o gerente de agência com atributos de liderança coaching influencia positivamente o resultado da agência.