Autor |
Snak, Relindes; |
Orientador |
Muller, Loraine Alessandra Bothomé; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9260075700731595; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Os quatro elementos que motivam os profissionais ao comprometimento e envolvimento com as organizações; |
Resumo |
O objetivo deste trabalho é dar ao leitor uma visão sintética de como se evidenciam e se manifestam os quatro elementos motivadores, sugeridos por Thomas, quanto à motivação humana no contexto empresarial. Sentido de Significado, Sentido de Escolha, Sentido de Competência e Sentido de Progresso. Foram trabalhadas e apresentadas a descrição dos quatro elementos, a verificação da ocorrência e suas formas de manifestação na realidade empresarial. Com o entendimento dos conceitos e a utilização das metodologias propostas, foi possível gerar informação e análise, evidenciando a presença dos quatro elementos sugeridos por Thomas, na organização em estudo. A forma de manifestação mostrou-se em níveis variados, o que sugere a necessidade de desenvolvimento e aprimoramento destes conceitos dentro da organização. Algumas decisões são necessárias e quase inevitáveis, tanto para as organizações quanto para os profissionais. É essencial reconhecer as mudanças no mercado de trabalho, abandonando os antigos paradigmas de acomodação e gerando o desenvolvimento da autogestão, o compartilhamento do conhecimento, a busca por novas alternativas e alto desempenho, trabalhando a responsabilidade e a confiança. Neste cenário de conectividade, advindo do avanço das tecnologias de informação e comunicação, surge uma nova cultura corporativa, em que as principais matérias-primas são o conhecimento, as pessoas e suas relações.; |
Abstract |
The objective of this paper is to provide the reader with a concise view of how the four motivating factors concerning human motivation, suggested by Thomas, are evidenced and manifested in the business context. Sense of meaningfulness, sense of choice, sense of competence and sense of progress. Description of the four elements were developed and presented, verification of their occurrence, and their manifestation forms in business reality. By understanding the concepts and using the proposed methodologies, it was possible to generate information and analysis, evidencing the presence of the four elements suggested by Thomas, in the organization. The kinds of manifestation were observed in varying levels, which suggests the need for development and improvement of those concepts within the organization. Some decisions are necessary and almost inevitable, both for organizations and for professionals. It is essential to recognize changes in the labor market, abandoning old paradigms for accommodation and generating self-management development, knowledge sharing, search for new alternatives and performance, working the responsibility and confidence. In this scenario of connectivity arising from the advancement of information and communication technologies, there comes a new corporate culture, in which main raw materials are knowledge, people and their relationships.; |
Palavras-chave |
Elementos motivacionais; Realidade empresarial; Mudanças no mercado de trabalho.; Motivating factors; Business reality; Changes in the labor market; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2012-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10649; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
MBA em Gestão de Empresarial; |