Autor |
Silva, Leonardo Blum da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5535098706272025; |
Orientador |
Maldaner, Luís Felipe; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9245985025486395; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Estudo sobre a evasão de clientes do segmento da agricultura familiar: o caso de uma instituição financeira brasileira; |
Resumo |
A presente pesquisa buscou compreender o fenômeno de evasão de clientes e a redução do market share no crédito para agricultura familiar de uma instituição financeira brasileira que possui grande parcela do crédito para o agronegócio do país. O estudo foi realizado em municípios da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul com grande vocação agrícola. Na região estudada ocorre forte predominância de pequenas propriedades, mantidas através do trabalho familiar, porém altamente produtivas e rentáveis, sendo responsáveis por grande parcela do PIB da região. Estes produtores são muito disputados pelas instituições financeiras e empresas que comercializam produtos para o agronegócio. É neste contexto de grande concorrência que se realizou a presente pesquisa com o objetivo principal de analisar os motivos que levam os clientes do segmento da agricultura familiar a evadirem da instituição financeira. Como objetivos específicos, identificar as vantagens competitivas dos concorrentes; identificar os fatores que geram satisfação aos clientes deste segmento; verificar as ações do Banco X para reter os clientes do segmento; propor ações que possam auxiliar na redução da evasão dos clientes. Como base teórica foram utilizados os conceitos do Marketing de Relacionamento, e Retenção e Evasão de Clientes, que deram suporte à análise dos conteúdos e auxiliaram o atingimento dos objetivos. A pesquisa utilizou como método o estudo de caso, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio da técnica de entrevistas individuais em profundidade, com uma abordagem semiestruturada, mediante aplicação de Roteiros Básicos de Questões para 13 entrevistados (seis autoridades do agronegócio ligadas à agricultura familiar, sete clientes que deixaram de utilizar crédito agrícola na instituição). Para a análise dos dados foi realizada a codificação do material e tratamento dos resultados obtidos, bem como sua interpretação. Como resultados, foi encontrado um conjunto de fatores que levaram à evasão dos clientes. Entre eles a busca excessiva pela rentabilidade com baixo foco no cliente; desvantagem frente aos concorrentes na relação custo x qualidade do serviço oferecido; estratégia a nível nacional que gera desvantagem em relação aos concorrentes que atuam na região. O resultado desta dissertação pode ser usado para implementar ações para reduzir a ocorrência da evasão e melhorar a proposta de valor para os clientes do segmento estudado.; |
Abstract |
This research sought to understand the phenomenon of customer evasion and the reduction of market share in credit for Family Farming of a Brazilian financial institution that has a large portion of credit for agribusiness in the country. The study was carried out in municipalities in the North of the State of Rio Grande do Sul with a great agricultural vocation. In the studied region there is a strong predominance of small properties, maintained through family work, but highly productive and profitable, accounting for a large portion of the region's GDP. These producers are highly sought after by financial institutions and companies that sell products for agribusiness. It is in this context of great competition that this research was carried out with the main objective of analyzing the reasons that lead customers in the family farming segment to evade the financial institution. As specific objectives, identify the competitive advantages of competitors; identify the factors that generate customer satisfaction in this segment; check Banco X's actions to retain the segment's customers; propose actions that can help reduce customer evasion. As a theoretical basis, the concepts of Relationship Marketing and Customer Retention and Evasion were used, which supported the content analysis and helped to achieve the objectives. The research used the case study as a method, with a qualitative exploratory approach, operationalized through the technique of in-depth individual interviews, with a semi-structured approach, by applying Basic Question Guidelines to 13 respondents (six agribusiness authorities linked to family farming, seven clients who no longer use agricultural credit at the institution). For data analysis, the material was coded and the results were processed, as well as their interpretation. As a result, a set of factors that led to customer evasion was found. Among them, the excessive search for profitability with a low focus on the customer; Disadvantage compared to competitors in the cost x quality of service offered; Strategy at a national level that creates a disadvantage in relation to competitors operating in the region. The result of this dissertation can be used to implement actions to reduce the occurrence of dropouts and improve the value proposition for customers in the studied segment.; |
Palavras-chave |
Evasão de clientes; Marketing de relacionamento; Retenção de clientes; Satisfação de clientes; Crédito para agricultura familiar; Customer evasion; Relationship marketing; Customer retention; Customer satisfaction; Family farming credit; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-09-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10642; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |