Autor |
Greis, Felipe Chassot; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0456617944203401; |
Orientador |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise do processo de avaliação de desempenho a partir da percepção dos gerentes de atendimento em um banco público no Brasil; |
Resumo |
O presente trabalho busca analisar o processo de aplicação do atual modelo de avaliação de desempenho, adotado pelo Banco Público (BP), a partir da percepção dos Gerentes de Atendimento do Rio Grande do Sul (RS), identificando fragilidades e sugerindo melhorias. O BP caracteriza-se por ser um banco público brasileiro, inserido em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, em que a necessidade de adaptação às mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor é uma constante. Diante disso, a gestão de pessoas se torna estratégica para a empresa, sendo a avaliação de desempenho um dos processos mais críticos, especialmente com a adoção do trabalho remoto por grande parte dos funcionários a partir da pandemia da Covid-19. Para essa análise, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio de entrevistas individuais, em profundidade, com uma abordagem semiestruturada, mediante aplicação de roteiros básicos de questões com oito Gerentes de Atendimento do BP. A partir da aplicação das técnicas de análise de conteúdo, identificou-se as seguintes fragilidades no modelo atualmente utilizado pelo BP: a falta de clareza; a subjetividade no processo; a necessidade de adaptação do modelo ao contexto vigente; a ampliação do foco no resultado; e a necessidade de consequências decorrentes do resultado da avaliação. Por fim, a começar pela identificação dessas dificuldades e de oportunidades de melhorias, propôs-se um novo modelo de avaliação de desempenho para o contexto estudado, trazendo mais objetividade e simplicidade ao processo, assim como, maior ênfase no resultado.; |
Abstract |
The present work sought to analyze the application process of the current performance appraisal model adopted by BP from the perception of Service Managers in Rio Grande do Sul (RS), identifying weaknesses and suggesting improvements. BP is characterized by being a Brazilian public bank, inserted in a highly competitive and constantly evolving market, where the need to adapt to technological changes and consumer behavior is constant. Therefore, people management becomes strategic for the company, with performance appraisal being one of the most critical processes, especially with the adoption of remote work by most employees after the Covid-19 pandemic. For this analysis, qualitative exploratory research was carried out, through individual in-depth interviews, with a semi-structured approach, through the application of Basic Question Guidelines with eight BP Service Managers. From the application of Content Analysis techniques, the main weaknesses in the application of the model proposed by the BP were identified: lack of clarity, the subjectivity in the process, the need to adapt the model to the current context, the broadening of the focus on results and the need for consequences arising from the evaluation result. Finally, from the identification of the difficulties and opportunities for improvement, a new performance evaluation model is proposed for the context studied, bringing more objectivity and simplicity to the process, as well as greater emphasis on the result.; |
Palavras-chave |
Avaliação de desempenho; Gestão de pessoas; Administração pública; Gestão por competências; Performance appraisal; People management; Public administration; Competence management; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2021-09-28; |
Agência de fomento |
BB - Banco do Brasil; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10635; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |