Resumo |
Nos últimos anos temos visto o mercado de produtos de software passar por grandes transformações. A concorrência se tornou acirrada e os grandes players se tornaram maiores ainda, comprando empresas, anexando outras, compondo grandes grupos e buscando mercados antes fora de suas intenções. O grande diferencial não se encontra mais nos produtos, esses acabaram por se tornar commodities, já que as soluções oferecidas trazem sempre o melhor da tecnologia e basicamente abordagens similares. O diferencial agora está nos serviços e no relacionamento com os clientes. Nesse aspecto, as empresas tem perseguido fatores que promovam diferenciações e que possam trazer vantagens competitivas.
É necessário estar atento ao mercado, procurando antecipar oportunidades e reduzir ameaças, mas mais do que nunca, também fazer o tema de casa, trabalhando seus pontos fracos e explorando seus pontos fortes.
Dessa maneira, é cada vez maior a demanda por produzir software de uma forma rápida e econômica, com o menor custo possível, contribuindo para que os projetos de Desenvolvimento aconteçam de forma controlada em suas linhas base de esforço, tamanho e custo.
O presente trabalho vem ao encontro dessa demanda, propiciando o estudo de caso para avaliação de custeio, retorno sobre investimento e payback no desenvolvimento de projetos de software da empresa Gvdasa Sistemas.; |