Autor |
Machado, José Volmar de Avila; |
Orientador |
Lima, José Jerônimo de Menezes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3867886066623487; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Gestão de outsourcing em desenvolvimento e suporte a sistemas: estudo de caso no SICREDI; |
Resumo |
A Tecnologia da Informação (TI) vem sendo considerada fundamental no atendimento das necessidades do negócio. A tendência em adotar contratos de serviços de outsourcing de TI tem aumentado globalmente como uma das alternativas de esforço das organizações para se manterem mais competitivas nos mercados em que atuam. Porém, ao longo de sua vigência, observa-se diferentes resultados que podem variar desde efetivos casos de sucesso até verdadeiros fracassos. Com a utilização da terceirização, surge a necessidade de se realizar uma gestão efetiva dos contratos de TI, com o acompanhamento a partir da adoção de acordos de níveis de serviço (SLAs) para que as empresas possam estabelecer a melhor forma de controle e transparência dos processos da terceirização. É importante salientar que o outsourcing de TI é um negócio muito fundamentado em pessoas, e o sucesso ou não de um determinado acordo depende de como as pessoas assimilam trabalhar em conjunto e em prol de um único objetivo. O ideal é que se estabeleça uma parceria ganha-ganha entre cliente e provedor dos serviços, propiciando um ambiente colaborativo e inovador a fim de que as estratégias das empresas sejam atingidas e haja um crescimento perene e sustentável.; |
Palavras-chave |
Governança; Outsourcing de TI; SLAs; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2015-03-20; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10600; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação; |