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O gerenciamento de conflitos como competência da liderança: um estudo no grupo de lideranças fabris de uma indústria de autopeças de São Leopoldo

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Autor Rocha , Queila Coimbra da;
Orientador Telles, Tamára Cecilia Karawejczyk;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7244270614079223;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O gerenciamento de conflitos como competência da liderança: um estudo no grupo de lideranças fabris de uma indústria de autopeças de São Leopoldo;
Resumo Este estudo de caso tem por finalidade identificar e analisar como o gerenciamento de conflitos é percebido entre o grupo de líderes fabris do segmento da indústria de autopeças e se torna uma competência de liderança. No mercado competitivo e globalizado em que estão inseridas as empresas de autopeças o impacto dos líderes para obterem melhores resultados organizacionais e produtivos constitui um diferencial competitivo na organização, a compreensão de quais situações de conflitos estão presentes na rotina de trabalho dos líderes, possibilita melhor análise de como construir capacitações para que os líderes sejam mais eficazes em sua atuação e a organização obtenha vantagens competitivas com isso, ou seja, não consiga ser imitada e agregue valor ao negócio, a liderança precisa compreender as influencias que exercem na vida das pessoas que trabalham com eles quando tomam decisões e ainda analisar a rede de relacionamentos em que estão inseridos e interagindo constantemente e como podem alterar o comportamento dos profissionais de forma positiva ou negativa. A grande parte dos conflitos ocorre por uma questão de percepção das partes, uma organização precisa de conflitos para que muitas vezes não se mantenha estagnada e ultrapassada, o conflito em um nível aceitável e controlado pela liderança é saudável e traz benefícios para a empresa. Esse estudo utiliza um estudo de caso aplicado de nível exploratório, constituído pelo público dos encarregados de produção de uma indústria de autopeças fornecedora do segmento automobilístico, na coleta de dados aplica - se entrevista semiestruturada, com roteiro de entrevista para os líderes, análise de documentos e observações, a análise de dados utiliza análise de conteúdo, separando em duas categorias o estudo e a análise dos dados: gerenciamento de conflitos e liderança, conseguindo obter uma análise mais detalhada e precisa do problema. Esse estudo apresenta as competências emocionais de lideranças defendidas por Goleman, et al (2002), a análise e resolução de conflitos apresentado por Robbins (2005), teorias de liderança e percepção dos líderes apresentados por Cabral e Seminotti,(2009) e sustentados ainda por Soto (2009).;
Palavras-chave Gerenciamento de conflitos; Líderes fabris; Empresas de autopeças;
Tipo TCC;
Data de defesa 2013-08-19;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10591;
Nivel MBA;
Curso MBA em Gestão do Comportamento Organizacional;


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