RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Proposta de mensuração dos canais de gestão de conhecimento: o caso da Procergs

Mostrar registro simples

Autor Flach, Eduardo Sobreiro;
Orientador Thomas, Elisa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7124710176991795;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Proposta de mensuração dos canais de gestão de conhecimento: o caso da Procergs;
Resumo A Gestão do Conhecimento é atualmente um assunto crescente nas empresas, dado que suas vantagens são perceptíveis, embora muitas delas ainda sejam imensuráveis. Amparado na tendência da valorização das empresas inovadoras, ou seja, em empresas que possuem o conhecimento como um diferencial, a Gestão do Conhecimento é vista como um fator canalizador e motivacional para a inovação nas empresas. Esta pesquisa realizou um estudo de caso único na empresa PROCERGS e tem por objetivo conhecer os canais pelos quais acontece a Gestão do Conhecimento. Estes canais são os meios onde através dos quais se capta, organiza ou compartilha o conhecimento, podendo ser eletrônico ou não. Na empresa, foram identificadas listas de discussão, blogs internos, eventos motivacionais fora da organização, Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), portal de ideias, entre outros. Além do estudo desses canais, foi feita uma classificação destes conforme o modelo de conversão do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, conhecido como modelo SECI. Este estudo de caso único é uma pesquisa qualitativa que utilizou na coleta de dados, observação direta, análise de documento e entrevista com os gestores da Gestão do Conhecimento. Como resultado, foi gerada uma análise descritiva de cada um dos canais, seu relacionamento com conhecimento explícito ou tácito e a sua classificação conforme o modelo SECI. Por fim, foi sugerida uma proposta de painel de mensuração dos canais, de forma que facilite aos principais condutores da GC na empresa estudada, de acompanhar e alavancar ainda mais a multiplicação do conhecimento.;
Abstract Knowledge Management(KM) has become gradually the talk of the town since its advantages are perceivable, although many of them are non measureable.Supported by current innovation trends more and more companies consider knowledge as a diffential skill in competition and KM has been understood as a canalizer and motivational factor for innovation. This research has developed a unique case study in PROCERGS and intend to discover the channels whereabouts KM really flows in that company. Those channels are the ways where information is captured, organized and shared, digitally or conventionally as Forums, Internal blogs, external Motivational events, Electronic Document Management (EDM), Ideas Portals among others. Besides those channels studies a kind of categorization is created according to the Nonaka & Takeuch knowledge conversion model known as SECI (Socialization, Externalization, Combination, Internalization). This unique case study is a qualitative reasearch that used direct observation, documents analysis and interviewing KM Managers in collecting data. As result, a channel by channel descriptive analysis is generated, with its relationship with explicit and tacit knowledge and its rating according to the SECI Model. At last, a proposal is suggested in terms of a channel dashboard, so KM evolution conducters in the studied company can follow and leverage knowledge multiplying;
Palavras-chave Gestão do Conhecimento; Mensuração; Conhecimento tácito e explícito; Knowledge; Management; Measuring;
Tipo TCC;
Data de defesa 2012-09-27;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10558;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística