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Inovação tecnológica nos canais de autoatendimento Banrisul: percepções dos clientes pessoa jurídica na agência rio branco

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Autor Santos, Juraci Adriano Fraga dos;
Orientador Thomas, Elisa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7124710176991795;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Inovação tecnológica nos canais de autoatendimento Banrisul: percepções dos clientes pessoa jurídica na agência rio branco;
Resumo O presente estudo buscou identificar quais são as vantagens e desvantagens percebidas pelo cliente Pessoa Jurídica (PJ) sobre as inovações tecnológicas implementadas pelo Banrisul nos seus canais de autoatendimento. Está apoiado em pesquisa exploratória qualitativa em que foram entrevistados trinta sócios ou responsáveis pelo setor financeiro de empresas clientes do Banrisul possuidoras de conta corrente na Agência Rio Branco de São Leopoldo. Foram realizadas entrevistas em profundidade e os dados obtidos foram tratados com as técnicas da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados mostram que o cliente pessoa jurídica observa as inovações tecnológicas nos canais de autoatendimento como algo positivo e necessário para manter as instituições financeiras alinhadas com o desenvolvimento do setor. As principais vantagens percebidas foram a agilidade no processamento das operações e expressões semelhantes como rapidez, praticidade e ganho de tempo. Demonstrando que para os clientes pessoa jurídica o envolvimento com tarefas rotineiras como as bancárias devem ser o mais simples possível. Além das vantagens percebidas verificou-se que as inovações nos canais de autoatendimento influenciam a forma como os gestores administram a empresa, pois as novas ferramentas têm proporcionado cada vez mais facilidade do controle financeiro e fluxo de caixa. Com acesso facilitado à informação, o empreendedor pode organizar melhor sua situação financeira e auferir benefícios que vão desde a redução de custo em tarifas até o aumento da segurança devido ao menor volume de dinheiro em espécie no caixa. Também foi verificada a percepção quanto a desvantagens na utilização de canais de autoatendimento. A principal desvantagem constatada é diminuição do contato humano com os gerentes de conta e funcionários do banco, pois parte dos clientes acreditam que estar presente realizando as transações bancárias na agência possibilita estabelecer relações de confiança que podem influenciar em negócios futuros.;
Palavras-chave Inovação; Tecnologia Bancária; Autoatendimento; Pessoa Jurídica;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014-07-18;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10554;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


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