Resumo |
Atualmente as pessoas se tornaram um diferencial para as empresas se manterem competitivas no mercado e para saber se os colaboradores estão satisfeitos com o ambiente de trabalho que estão inseridos é necessário realizar pesquisa de clima organizacional, conhecida como uma das ferramentas utilizadas para medir o índice de satisfação. Sendo assim este estudo de caso tem como objetivo geral identificar as categorias que na atualidade proporcionam satisfação aos colaboradores da empresa Digistar Telecomunicações S.A., pois até o presente momento a empresa nunca realizou nenhum tipo de pesquisa para conhecer a percepção dos colaboradores em relação clima organizacional. Para a pesquisadora ter uma base de conhecimento foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos envolvidos com o tema, tais como a cultura e o clima organizacional, a comunicação, a liderança, bem como as teorias de motivação, tendo como principais autores pesquisados Luz (2012), Gil (2010; 2012) e Robbins (2007; 2009). A técnica usada para a pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e quantitativa; como instrumento foi utilizado um questionário com perguntas selecionadas do modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional de Luz (2012). Após a coleta, os dados foram tabulados e calculados os índices de satisfação para cada categoria que foi definida junto à empresa pesquisada e o geral que representa o resultado da pesquisa como um todo. Usando como base o índice de satisfação geral foi identificado que os índices mais elevados de satisfação encontram-se nas categorias: relacionamento interpessoal, imagem da empresa, liderança, estabilidade no emprego e motivação, e com menor índice, localizam-se nas categorias: treinamento, remuneração, condições físicas de trabalho e comunicação. Com base nos resultados apresentados foram sugeridas melhorias e proposta de fazerem periodicamente pesquisas de clima organizacional, assim como verificar a inclusão de outras categorias que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento, tanto da empresa quanto dos colaboradores a fim de aumentar a satisfação dos colaboradores.; |