Resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em um estudo sobre o comportamento das consumidoras de esmaltes, visando compreender o uso de esmaltes como formador de identidade do púbico feminino. Essa análise foi feita a partir de uma pesquisa qualitativa por meio da técnica de entrevista em profundidade, realizada com cinco consumidoras do produto, bem como pesquisas bibliográficas que apresentam a revisão da literatura sobre consumo, cultura e como ela influencia no significado que damos para cada bem que adquirimos (compramos), bem como o comportamento do consumidor e as cinco etapas do processo de compra. A partir da análise, constatou-se que as unhas assumiram um papel fundamental na vida das mulheres, pois são consideradas como um ponto essencial para uma boa apresentação, uma vez que estão ligadas à moda e são vistas como um assessório, sendo uma das partes do corpo mais vistas pelos outros e por elas próprias. Além disso, as unhas têm o poder de mudar o comportamento das mulheres que deixam de fazer coisas simples do dia-a-dia para não chamar a atenção para as mãos, caso as unhas não estejam feitas. Da mesma forma, quando as unhas estão bonitas, algumas ações passam a ser potencializadas para deixar as mãos em evidência, com o propósito de que os outros vejam e elas sejam elogiadas. Dessa forma, percebe-se que as unhas são formadoras de identidade feminina, pois através do esmalte os significados são transferidos para aquelas que o usam, influenciando tanto na sua vida profissional, quanto pessoal. Assim, as unhas são um reflexo do interior feminino, da maneira com que elas estão se sentindo ou de como querem estar; é a forma com que expõe seu interior ou apresentam seus sentimentos para os outros.; |