Resumo |
O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento de diferentes ferramentas que substituem o uso do rádio. A disseminação da internet também possibilitou aos consumidores o acompanhamento constante das informações, sejam elas locais ou globais, além de proporcionar a disponibilidade de quaisquer músicas aos usuários, deixando o meio rádio em uma delicada situação. Junto a isso, o advento da globalização torna bem mais próximos os produtos e serviços de seus consumidores, o que, contudo, não diminui a concorrência entre os ofertantes, além de o consumidor estar cada vez mais presente no desenvolvimento de novidades. Assim, é necessário que, para obter sucesso, as empresas encontrem ferramentas que possam aproximar os consumidores de suas ofertas. O presente estudo busca analisar a construção do produto pela emissora de rádio com a participação dos ouvintes, junto ao ato de consumo (co-criação) como estratégia de marketing e relacionamento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso cujo ambiente analisado foi o programa Café das7, atração apresentada de segunda a sexta-feira na rádio Pop Rock, de Porto Alegre. O estudo proporcionou a análise do ambiente para a implementação da co-criação de valor, baseada na teoria de Prahalad e Ramashwany (2004). Como principal conclusão, compreendeu-se a oportunidade para a empresa implementar seu planejamento de marketing considerando o uso da co-criação, sendo o meio rádio naturalmente interativo e dispondo de ferramentas suficientes também é possível o desenvolvimento de uma comunidade co-criativa, que inclui os comunicadores do programa, ouvintes e demais profissionais envolvidos, consequentemente capaz de estabelecer relacionamentos e benefícios mercadológicos.; |