Resumo |
O atual cenário empresarial, caracterizado pela globalização, apresenta-se em contínuo processo de mudança. Nesse contexto, torna-se um grande diferencial competitivo marcar uma imagem corporativa contemporânea. O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Banrisul para o lançamento do novo posicionamento de imagem, por meio da campanha institucional “O que move você?”. Considera-se a importância de discutir tal estratégia visto que a organização busca revitalizar sua imagem, passando de uma instituição financeira fortemente ligada ao tradicionalismo a um banco com serviços e produtos em constante evolução. A metodologia aplicada fundamenta-se no método de estudo de caso, através de pesquisa descritiva. Igualmente, foi utilizado o método qualitativo, a partir de entrevista realizada com a Gerente de publicidade e propaganda do Banrisul. No referencial teórico, abordam-se os conceitos relacionados à comunicação organizacional, comunicação integrada e o seu composto – com ênfase nas comunicações institucional e mercadológica, complementada pela propaganda institucional. A partir do cruzamento da teoria especializada com as informações obtidas na análise, verifica-se que os principais resultados desta pesquisa indicam a coerência do conjunto de estratégias de comunicação utilizadas na promoção da nova fase do banco, com foco em priorizar os relacionamentos da instituição com seus públicos. Bem como destaca a diversificação das mídias utilizadas para divulgação, tática coesa com o objetivo da organização em comunicar mais efetivamente os produtos e serviços do banco e de rejuvenescer a marca do Banrisul.; |