Resumo |
O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado nas Indústrias de Tintas Corfix, uma empresa gaúcha do setor de tintas artísticas e decorativas, constituída em 1945 e com atuação internacional desde 1994, especialmente na América Latina. A empresa, que possui como visão ser referência no cenário mundial das artes, necessita buscar mercados competitivos e em crescimento para expandir seus negócios e atingir essa meta. Nesse contexto, os Emirados Árabes Unidos (EAU) apresentam-se como uma região com fatores macroambientais positivos e com potencial a ser explorado nesse setor. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar o potencial do mercado de tintas artísticas do país para a Corfix. Para isso, o trabalho contextualiza a Corfix e sua atuação internacional, apresenta o mercado dos EAU e sugere possíveis estratégias para a empresa na região. Com esse trabalho, identificou-se uma oportunidade de negócios relevante a ser melhor explorada pela empresa, especialmente através de uma parceria com um distribuidor local. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. As fontes utilizadas foram documentos, websites, fóruns especializados, entrevistas, questionários e a observação do autor, sempre baseados em autores clássicos da literatura científica; |