Resumo |
A Economia de Comunhão (EdC) é um novo paradigma de negócios. Vai na contra mão de uma cultura individualista e encontra na "cultura da partilha" e na reciprocidade seus principais pilares, com o intuito de tornar o modelo de racionalidade e utilitarismo econômico mais equilibrado. Sua raiz está no Movimento dos Focolares, movimento da Igreja Católica, cuja principal missão é a unidade e a fraternidade universal. Para análise desta forma de gestão foi realizado um estudo de caso na empresa Bolsas Dalla Strada em São Paulo, no qual buscou-se pesquisar sobre: como se caracteriza a gestão fundada nos princípios da EdC, que demonstram que ela é uma empresa inserida nas práticas de Economia de Comunhão. Os principais resultados indicaram que a empresa está inserida nas práticas da economia de comunhão e o principal foco está na inserção de jovens marginalizados através de formação profissional, humana, espiritual e trabalho. Utiliza as linhas de gestão para empresas de EdC, onde a pessoa humana está no centro. Os principais aspectos encontrados estão nas decisões participativas, o espírito de serviço, a qualidade dos produtos, os relacionamentos interpessoais, o ambiente de trabalho, a formação, o diálogo e a divisão dos lucros. Também gera a comunhão através da utilização dos Drivers da comunhão (pilares e instrumentos da EdC).; |