Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido para atender uma necessidade operacional, real, de uma empresa de desenvolvimento de software, que se encontra em fase de expansão mercadológica, e que oferece ao mercado um ERP de Gestão Educacional. Buscando atender a lacuna acima identificada, este trabalho tem como objetivo criar um plano de projeto, ou porque não dizer: uma metodologia, para o processo de atualização deste ERP. Este plano de projeto servirá como base para que o processo de atualização possa ser repetido, na entrega de cada nova versão do produto, aos seus clientes, oferecendo assim um padrão de esforço, o qual representa o custo operacional deste processo, mas principalmente oferecendo um padrão de qualidade na entrega da nova versão.
Em caráter de inovação, para atender o quesito qualidade, o projeto basear-se-á nos conceitos de Gestão de Serviços, abordados por Kleber Nóbrega (2013) em sua mais recente obra: Falando de Serviços – Um guia para compreender e melhorar os serviços em empresas e organizações, os quais tratam inicialmente de questões conceituais do serviço, da fundamentação e concepção estratégica do serviço, e do planejamento de sua qualidade e execução. Contemplando aspectos humanos (do lado do cliente e do fornecedor), da infraestrutura e de métodos de trabalho, estes conceitos norteiam a criação dos micros processos, com vista aos benefícios percebidos pelo cliente através das sensações entregues pelo processo, gerando assim a percepção de maior valor agregado, pelo cliente.; |