Resumo |
O atual cenário organizacional apresenta um alto nível de competição e equilíbrio entre as organizações de um mesmo setor. No mercado de reposição de peças automotivas, a situação não é diferente. O mercado de reposição de peças vem perdendo participação no faturamento devido a uma possível causa, ser este o elo mais frágil da cadeia automotiva. O objetivo do trabalho foi analisar as forças competitivas do setor. Trata-se de um estudo de caso, que busca compreender as características da competição no setor de reposição de peças automotivas, setor do qual a empresa Bodipasa faz parte. Para o levantamento dos dados foram utilizadas as técnicas: observação e pesquisa documental, sendo complementado por um questionário. No estudo as principais características das forças competitivas do setor foram encontradas: a) fornecedores: exercem um poder de barganha sobre o setor; b) compradores: influenciam o setor ao forçar os preços para baixo; c) concorrentes: a rivalidade é intensa no setor, pois as forças fornecedor e comprador são desfavoráveis; d) entrante: uma força favorável no setor, pois existem barreiras de entrada; e) substitutos: uma força favorável no setor, devido ao canal distribuição não ter substitutos. A intenção foi mostrar a amplitude do setor e o quanto é importante analisá-lo, dominando e interpretando as informações que partem dele e de que a empresa faz parte. Serve para todos os gestores que decidem as ações da empresa e da sua equipe; |