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Aplicação do modelo Servqual em um hotel localizado na serra gaúcha

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Autor Becker, Marcelo Henrique;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Aplicação do modelo Servqual em um hotel localizado na serra gaúcha;
Resumo O setor de serviço possui grande representatividade no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Essa representatividade é criada por meio de diversos segmentos do setor, como hotelaria, hospitais, restaurantes, etc. No ambiente dos segmentos, a competitividade por diferenciação em busca de melhores resultados é fomentada pela necessidade dos consumidores, que buscam suprir seus desejos e suas necessidades. Dessa forma, é necessário zelar pela qualidade em serviço como forma de criar vantagem competitiva perante os concorrentes. A metodologia SERVQUAL foi apresentada por Parasuraman, Zeithaml, e Berry, em 1985, e permite a mensuração da qualidade dos serviços prestados pela organização perante as expectativas e as percepções dos consumidores. A mensuração apresentada, e utilizada neste trabalho, é dividida em duas etapas. Primeiro é realizada a aplicação do questionário referente às expectativa do consumidor antes da utilização do serviço. A segunda parte consiste na aplicação do questionário sobre a percepção do consumidor após a utilização do serviço. O presente trabalho objetiva a aplicação da metodologia SERVQUAL em uma organização hoteleira localizada na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. Foi utilizado o questionário original em busca da mensuração das expectativas e das percepções dos hóspedes e da comparação das dimensões da qualidade proposta pelos autores da metodologia. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, survey e não probabilística. Por meio da aplicação, foi possível constatar que a organização hoteleira é atestada de qualidade na percepção dos hóspedes.;
Palavras-chave Representatividade; Metodologia; Servqual; Organização; Qualidade;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015-06-29;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10415;
Nivel MBA;
Curso Gestão Empresarial;


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