Resumo |
Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) são empresas que, embora sejam privadas, têm seus serviços regulados e seus valores tabelados pelo governo. Prestam serviços como primeira habilitação, segunda via e renovação de CNH, não havendo qualquer estabelecimento que preste serviços similares ou substitutos. Neste cenário, buscou-se compreender como os CFCs conseguem competir e se destacar, analisando suas estratégias e seus diferenciais. Para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa junto a dois CFCs na cidade de São Leopoldo/RS, utilizando o método de estudo de caso e determinando a amostra por conveniência. Foram entrevistados os diretores dos dois estabelecimentos e aplicados questionários em 40 clientes de cada CFC. A análise dos dados demonstrou que, embora ambos os diretores utilizem métodos de gestão e de marketing, os mesmos não parecem surtir efeitos no sentido de obterem novos clientes para seus estabelecimentos. Apesar dos dois profissionais informarem que investem em qualidade para se diferenciarem da concorrência, a grande maioria dos clientes escolhe o estabelecimento conforme proximidade do local de residência e/ou trabalho, demonstrando que nenhuma das qualidades mencionadas é capaz de superar a conveniência da localização. Concluiu-se que os CFCs utilizam estratégias competitivas e possuem qualidades que os diferenciam entre si, mas que não estando sendo eficazes no momento de trazer mais clientes.; |