Resumo |
Empresas de software encontram no retrabalho um de seus maiores custos, seja em um novo projeto ou na manutenção de um produto existente. As causas destes retrabalhos podem ter diversas origens, porém muitas delas são evitáveis e apresentam uma oportunidade para as empresas reduzirem seus custos operacionais e concluírem seus projetos dentro do prazo e ao mesmo tempo com maior qualidade. Para tal, as empresas podem utilizar técnicas e processos ou mesmo motivar os indivíduos para que sejam mais focados e cuidadosos ao atender as solicitações. Gamificação é uma abordagem onde se faz uso de elementos de jogos para alterar o comportamento das pessoas. Esta técnica tem sido utilizada em diversos contextos, como treinamentos, fidelização de usuários ou mesmo nos processos de trabalho. O que esse trabalho apresenta é uma proposta para motivar times responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de um produto de software, e que utilizam o framework Scrum, a fazerem uso de certas técnicas (como testes unitários e refatoração) e buscarem a excelência em seu dia a dia através de gamificação. Essa pesquisa é um estudo de caso único, no qual aplicaram-se os procedimentos de grupo focal e análise de documentos para compreensão do cenário. Entre os principais resultados destacam-se a importância da motivação na equipe de desenvolvimento de software para evitar retrabalhos, e técnicas de desenvolvimento de software que acabam resultando em um menor índice de retrabalhos. Outro resultado importante do grupo focal realizado é que a gamificação pode ser utilizada no processo para buscar um incremento motivacional e, assim, reduzir o número de retrabalhos.; |