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Estratégia de crescimento de redes empresariais: uma análise dos fatores influenciadores à adoção de intercooperação

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Autor Almeida, Matheus Oliveira de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5435408173329046;
Orientador Wegner, Douglas;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1623033647698028;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estratégia de crescimento de redes empresariais: uma análise dos fatores influenciadores à adoção de intercooperação;
Resumo Nas últimas décadas, a formação de redes empresariais manifestou-se como uma estratégia para sustentar as empresas nos seus mercados aprimorando a competitividade das pequenas e médias empresas em diversos setores da cadeia produtiva. Com o passar do tempo, torna-se necessário que as redes empresariais busquem estratégias para o seu crescimento, atraindo novos associados e ampliando seu escopo de atendimento. Face a isto, a estratégia de intercooperação em redes empresariais emerge como estratégia de crescimento onde a complementariedade das redes auxilia a obtenção de objetivos comuns, além de manter as redes atrativas para seus participantes, bem como a novos associados. Neste sentido, faz-se necessário o estudo sobre os fatores que propulsionam e restringem as redes em aderir a estratégia de intercooperação. Assim, o presente estudo oportunizou compreender e analisar o impacto dos fatores propulsores e restritivos à intenção de intercooperação em redes empresariais. O estudo é constituído por métodos mistos, em que a etapa quantitativa é concebida pela técnica survey com 156 respondentes associados a redes empresariais e, a partir desta pesquisa, foram analisados os principais fatores propulsores e restritivos que impactam a adoção à intercooperação em redes empresariais. A partir do entendimento dos fatores e o impacto destes sobre a intenção de intercooperação, procedeu-se com o estudo de caso, onde foram entrevistados 05 gestores de redes que pertencem ao processo de intercooperação. O estudo demonstrou contribuições gerenciais e teóricas a respeito da identificação dos fatores propulsores e restritivos e suas dimensões, além do impacto destes na intenção das redes empresariais em adotar estratégias de crescimento por meio da intercooperação. O estudo, por meio das etapas quantitativas e qualitativas, cumpre os requisitos propostos, demonstrando que os associados a redes empresariais identificam o processo de intercooperação como uma maneira viável de crescimento sustentado em redes empresariais. Os achados demonstram que há influência significativa, tanto para os fatores propulsores, quanto restritivos sobre a intenção dos associados em redes empresariais em aderir a estratégia de crescimento através da intercooperação em redes.;
Abstract In the last decades, the formation of business networks has manifested itself as a strategy to sustain companies in their markets, improving the competitiveness of small and medium-sized companies in several sectors of the productive chain. Over time, it becomes necessary for business networks to seek strategies for their growth, attracting new members and expanding their scope of service. In view of this, the strategy of intecooperation in business networks emerges as a strategy of growth where the complementarity of the networks helps to achieve common goals, in addition to keeping the networks attractive to its participants, as well as to new associates. In this sense, it is necessary to study the factors that propel and restrict the networks in adhering to the strategy of intercooperation. The present study made it possible to understand and analyze the impact of the propelling and restrictive factors on the intention of intercooperation in business networks. The study is composed of mixed methods, in which the quantitative step is designed by the survey technique with 156 respondents associated with business networks and, from this research, the main propelling and restrictive factors that affect the adoption of intercooperation in business networks were analyzed. Based on the understanding of the factors and the impact of these on the intention of intercooperation, a case study was carried out, where we interviewed 05 network managers that belong to the intercooperation process. The study demonstrated managerial and theoretical contributions regarding the identification of the propelling and restrictive factors and their dimensions and their impact on the intention of the business networks to adopt growth strategies through intercooperation. The study, through quantitative and qualitative steps, fulfills the proposed requirements, showing that those associated with business networks identify the process of intercooperation as a viable way of sustained growth in business networks. The findings showing that there is a significant influence on both the drivers and constraints on the business associates' intent to adhere to the growth strategy through network intercooperation.;
Palavras-chave Fatores influenciadores; Intercooperação; Redes empresariais; Relações interorganizacionais; Influencing factors; Intercooperation; Business networks; Interorganizational relationships;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-06-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10315;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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