Resumo:
A pesquisa teve como objetivo compreender como os ganhos relacionais são gerados em negócios de intercooperação entre Cooperativas, tendo como base o princípio da intercooperação da Teoria do Cooperativismo e na perspectiva da Visão Relacional da estratégia. O método adotado foi o Estudo de Caso, tendo sido utilizado para a elaboração do trabalho, a pesquisa documental, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a realização de observação, sendo a análise feita por meio da técnica de análise de conteúdo. A investigação abordou um caso da intercooperação entre Cooperativas atuantes no setor de infraestrutura de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Sul. Como resultado, foi evidenciada a relação do princípio da intercooperação com a abordagem da Visão Relacional da estratégia. O trabalho mostrou como o princípio da intercooperação constituiu-se como um elemento de centralidade, derivado da natureza do Cooperativismo, tendo servido como uma base efetiva para a construção das relações interorganizacionais entre Cooperativas no caso empírico estudado, tendo influenciado a coevolução dos fatores geradores de ganhos relacionais ao longo do tempo. A pesquisa tende a contribuir para a ampliação de estudos empíricos acerca dos fatores geradores de ganhos relacionais e para exemplificar como o princípio da intercooperação pode ser utilizado para aprimorar a interdependência sistêmica dos princípios do Cooperativismo e gerar resultados efetivos nas dimensões econômico e financeiras tanto para as Cooperativas envolvidas, como para os cooperados e a comunidade da área de influência das mesmas.