RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Mudanças nas lógicas institucionais e sua legitimação: o caso do mercado bancário brasileiro

Mostrar registro simples

Autor Silveira, Evandro Cesar Silva da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4609622726781136;
Orientador Castilhos, Rodrigo Bisognin;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5575431816537536;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Mudanças nas lógicas institucionais e sua legitimação: o caso do mercado bancário brasileiro;
Resumo A tecnologia está trazendo diversas mudanças a todos os setores e isso não é diferente no setor bancário. Pelas lentes da Teoria Institucional, é possível uma análise mais profunda de todo o campo organizacional, compreendendo a atuação de cada ator daquele campo, assim como buscar antever as mudanças que se aproximam. Este trabalho pesquisou os últimos quarenta anos do mercado bancário brasileiro, identificando e caracterizando as lógicas desse campo. Foram feitas pesquisas nos dois principais jornais em circulação do País e no maior site da área financeira. Também foram buscados, em bancos de dados, estudos sobre comunicação bancária. E, para fechar a triangulação de dados, foram realizadas entrevistas com gerentes e executivos de instituições financeiras tradicionais e digitais. Com essa base de dados, foram identificadas e rastreadas as lógicas institucionais que regem o campo organizacional e seus principais atores. Ainda são reveladas as alterações que estão acontecendo no campo, permitindo, dessa forma, que o trabalho também apresente contribuições práticas e efetivas, tanto para instituições tradicionais quanto digitais, permitindo que a estratégia de gerenciamento possa ser antecipada, de modo a buscar um alinhamento para as lógicas. Antecipando movimentos, esta pesquisa evidencia que as marcas poderão manter a legitimação junto a seu público e acompanhar a evolução do campo organizacional.;
Abstract Technology has been bringing many changes to all sectors, and it is no different in the banking sector. Through the lens of Institutional Theory, a deeper analysis of the entire organizational field is possible, allowing one to understand the performance of each actor in this field, as well as foreseeing the changes that are to come. This work has examined the last 40 years of the Brazilian banking market, identifying and characterizing the logics of this field. The two main national newspapers in circulation were consulted, as well as the greatest website in the financial area.  It was also searched, on databases, studies on banking communication. And, to tie the data triangulation, interviews with managers and executives of traditional and digital financial institutions were carried out. With this database, the institutional logics that rule the organizational field, as well as its main actors, were identified and tracked down. Moreover, it was revealed the changes happening in this field, allowing this work to offer practical and effective contributions for both traditional and digital institutions, which allows the management strategy to be anticipated by seeking an alignment to the logics. By anticipating movements, this research highlights that companies will be able to maintain their legitimacy with their public and follow the evolution of the organizational field.;
Palavras-chave Teoria institucional; Lógicas institucionais; Mercado financeiro; Institutional theory; Institutional logics; Financial market;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-08-27;
Agência de fomento BB - Banco do Brasil;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10296;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística