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A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS

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Autor Müller, Márcio Leandro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3922994993536476;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A relação entre previdência e consumo nos sistemas de marketing: as diferentes percepções no mercado imobiliário residencial de Porto Alegre - RS;
Resumo O crescente interesse acadêmico pela relação entre Sistemas de Marketing e a sociedade, a qualidade de vida e a sustentabilidade, trazem novas provocações e reflexões sobre os motivos que levam as pessoas a realizarem trocas econômicas. Nesta linha, é crescente o número de estudos que que questionam a racionalidade absoluta das pessoas e a existência do Homo Economicus, e buscam uma abordagem mais realista dos fatores que as levam a fazer determinadas escolhas. A razão é limitada por uma série de fatores, e a percepção individual do mundo presente e futuro traz diferentes consequências para os membros de um Sistema de Marketing, bem como para a sua formação. Os indivíduos têm diferentes escalas de valor, e utilizam diferentes formas de mensuração e cálculo para planejar seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas, ao ter dificuldade em perceber as reais condições, as mudanças temporais e metas para o futuro, acabam por não realizar planejamentos, o que acaba comprometendo, não só a si mesmos, mas também as gerações subsequentes. Desta forma, este trabalho de pesquisa, realizado no contexto do mercado imobiliário de Porto Alegre-RS, buscou, junto a moradores de diferentes bairros, dados que melhor ilustram a complexidade da tomada de decisões dentro de um Sistema de Marketing, no que se refere às diferentes percepções de consumo e previdência. A pesquisa, realizada através de multimétodos qualitativos e interpretação hermenêutico-dialética, apresenta dados empíricos e traz relações entre diferentes percepções, e a forma como elas podem ser percebidas na prática, através da formação do mercado imobiliário.;
Abstract The growing academic interest in the relationship between Marketing Systems and society, quality of life and sustainability, brings new provocations and reflections on the reasons that lead people to make economic exchanges. In this vein, there is an increasing number of studies that question the absolute rationality of people and the existence of the Homo Economicus and seek a more realistic approach to the factors that lead them to make certain choices. The reason is limited by several factors, and the individual perception of the present and future world has different consequences for the members of a Marketing System, as well as for its formation. Individuals have different scales of value and use different forms of measurement and calculation to plan their goals. However, many people, having difficulty in realizing the real conditions, the temporal changes, and goals for the future, end up not carrying out plans, which ends up compromising, not only themselves, but also subsequent generations. Thus, this research work, carried out in the context of the real estate market in Porto Alegre-RS, sought, with residents of different neighborhoods, data that better illustrate the complexity of decision-making within a Marketing System, with regard to the different perceptions of consumption and social security. The research, carried out through qualitative multimethods and hermeneutic-dialectic interpretation, presents empirical data and brings relationships between different perceptions, and the way they can be perceived in practice, through the formation of the real estate market.;
Palavras-chave Consumo; Previdência; Percepções; Sistemas de marketing; Macromarketing; Consumption; Savings; Perceptions; Marketing systems;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-04-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9977;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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