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Implementação de software como ferramenta da cadeia de valor a partir do estudo do modelo de negócios dominante nos escritórios de advocacia de massa

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Autor Almeida, Alexandre Jaureguy de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3375570825744639;
Orientador Kronmeyer, Oscar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Implementação de software como ferramenta da cadeia de valor a partir do estudo do modelo de negócios dominante nos escritórios de advocacia de massa;
Resumo O advento da tecnologia, a globalização de recursos e a interdependência entre as empresas modificou a forma como as firmas de advocacia se relacionam com seus clientes. A transformação se deu por três motivos, o primeiro, que a tecnologia permitiu que as barreiras geográficas fossem superadas, o segundo, que a quebra de barreiras permitiu que os processos fossem concentrados em mercados com mais capacidade de capilaridade de atendimento, por fim, o terceiro, que a escolha das firmas de advocacia passaram a se dar pela eficiência e pelo que esses escritórios podem agregar à cadeia de valor dos seus clientes. Surgida a partir dos anos 60 pela massificação de determinados mercados, e a consequente repetição de litígios que versassem sobre mesmo assunto, aliado com o alto grau de judicialização das relações privadas, a advocacia de massa ganhou relevância na medida em que os mercados se expandiram. Contudo, os escritórios de massa enfrentam desafios pelo fato de possuírem resistência legal – Estatuto da OAB - e cultural para que possam se estruturar de forma competitiva. A judicialização maciça obriga que os escritórios de advocacia de massa contratem advogados correspondentes para cumprir atos ordinatórios judiciais. Este processo ainda é manual, demanda tempo, e com grande risco. Portanto, o objetivo do presente trabalho é compreender o modelo de negócios dos escritórios de advocacia, identificando os pontos de melhoria na prestação de serviços, para que, ao fim, se proponha uma ferramenta de software que transforme os elementos fundamentais do negócio, tornando-o operacionalmente sustentável. O trabalho se divide em três capítulos, sendo o primeiro buscando contextualizar a origem da advocacia e a forma como se estruturam as firmas de advocacia de massa no Brasil; o segundo apresentará o modelo de negócios dominante nos escritórios de advocacia de massa, o conceito de modelo de negócios e a relação com as firmas de advocacia de massa, apontando as fragilidades na cadeia de valor; e, no terceiro capítulo, se demonstrará através do método da Design Science Research, como se desenvolveu o artefato e o protótipo para melhoria na entrega dos serviços prestados pelos advogados. Ao fim, conclui-se do presente trabalho que os escritórios de advocacia de massa sofrem com a falta de relação com outras ciências da administração de empresas, o que permite apontar fragilidades no modelo de negócios dominante. Diante disso, a ferramenta de software buscará resolver um problema na cadeia de valor dos escritórios de advocacia, permitindo que reduzam custo e garantam maior segurança jurídica na contratação de advogados correspondentes.;
Abstract The advent of technology, the globalization of resources and the interdependence between companies have changed the relationship between lawyers. This transformation ocurred for three reasons, the first, that technology allowed the geographical barriers to be overcome, the second, the breaking of barriers allowed the lawsuits to be concentrated in markets with more capacity for service coverage, finally, the third, is that the choice of law firms has come to be based on efficiency and on what these offices can add to their clients' value chain. Emerged from the 1960s by the massification of certain markets, and the consequent repetition of litigation on the same subject, coupled with the high degree of judicialization of private relations, mass advocacy gained relevance as the markets expanded. However, mass offices face challenges due to the fact that they have legal - OAB Statute - and cultural resistance so that they can structure themselves in a competitive way. The mass judicialization requires that mass law firms hire corresponding lawyers to carry out ordinary judicial acts. This process is still manual, time-consuming, and at great risk. Therefore, the objective of this work is to understand the business model of law firms, identifying the points of improvement in the provision of services, so that, in the end, a software tool is proposed that transforms the fundamental elements of the business, becoming the operationally sustainable. The work will be divided into three chapters, the first seeking to contextualize the origin of law and the way in which mass law firms are structured in Brazil, the second will present the dominant business model in mass law firms, the concept of business model and the relationship with mass law firms, pointing out the weaknesses in the value chain, and in the third chapter, it will be demonstrated through the Design Sciencie Research method, how the artifact and the prototype were developed to improve delivery services provided by lawyers. In the end, it is concluded from the present work that the mass law firms suffer from the lack of relationship with other sciences of business administration, which allows pointing out weaknesses in the dominant business model. In view of this, the software tool will seek to solve a problem in the value chain of law firms, allowing them to reduce costs and ensure greater legal certainty when hiring corresponding lawyers.;
Palavras-chave Contencioso de massa; Advocacia de massa; Modelo de negócios; Advogados correspondentes; Design science research; Mass litigantion; Mass law firms; Business model; Corresponding lawyer;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-08-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9975;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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