Resumo |
O aprimoramento das relações internas, em especial o seu marketing interno, o Endomarketing, são questões que não poderiam deixadas em segundo plano quando se trata da relação entre uma instituição pública e seus servidores, seus recursos humanos. Segundo Dias (2010), as relações internas são um aspecto essencial no ambiente das instituições, e nele as pessoas dentro da organização tornam-se mais produtivas quando o seu nível de relacionamento atinge bons níveis, tornando-as mais competitivas.
Neste projeto, o objeto de estudo encontra-se em uma das diretorias e suas respectivas gerências de uma autarquia municipal de tratamento de água e esgotos em Porto Alegre, e o seu escopo surgiu diante da análise de pesquisa do clima organizacional realizada no ano de 2014 (uso histórico, visto ter sido a última até então). Diante desta pesquisa foram identificados três resultados que mostraram baixos índices de satisfação, o primeiro remete à falta de informações que os servidores da diretoria desta autarquia têm sobre as atividades exercidas e projetos existentes em outras áreas, fora do seu setor de atuação. O segundo considera a baixa satisfação existente entre os servidores considerados quanto à sua energia e grau de motivação para trabalhar na autarquia e o terceiro reporta a percepção que os servidores têm sobre a baixa motivação dos demais colegas. O conjunto destes resultados leva ao objetivo deste projeto, identificar, na compreensão dos fatores relativos ao endomarketing e motivação, quais aspectos que falharam ao longo dos anos na instituição e propor uma nova abordagem que possa tornar o ambiente estudado um lugar mais valorizado e produtivo.; |