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Autor Cereja, Samuel;
Orientador Zardenunes, Sônia Aparecida;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9556832866133540;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O Jingle como identidade sonora de uma marca;
Resumo Esta pesquisa investiga as responsabilidades do som enquanto representante de uma marca, transmitindo conceitos e sentimentos junto aos seus consumidores. São analisadas teorias sobre marca, identidade de marca, estrutura musical e história do som. Com isso busca-se identificar de que maneira o conceito e a identidade de uma marca são traduzidos pelo desenho de som de um jingle. Os dados são investigados por meio de pesquisa qualitativa em forma de um estudo de caso único. Analisa-se o jingle da Gasperin Pilatti Construções, identificando quais foram os pontos estratégicos utilizados para a sua criação, afim de direcioná-la de forma eficiente para o público da empresa. Como resultado, percebe-se que a função do jingle é primeiramente servir de referência mercadológica para uma marca através de um estimulo sonoro, assim como, estabelecer um relacionamento entre a marca e o ouvinte, através de uma proposta de valor que abrange benefícios funcionais e emocionais.;
Abstract This research investigates the responsibilities of the sound as a representative of a brand, conveying concepts and feelings to its consumers. Theories about brand, brand identity, musical structure and history of the sound are analyzed. This seeks to identify how the concept and identity of a brand are translated by the sound design of a jingle. The data are investigated through qualitative research in the form of a single case study. The Gasperin Pilatti Construções jingle is analyzed, identifying which were the strategic points used for its creation, in order to direct it efficiently to the company's public. As a result, it is realized that the function of the jingle is primarily to serve as a marketing reference for a brand through a sound stimulus, as well as to establish a relationship between the brand and the listener, through a value proposal that encompasses functional and emotional benefits.;
Palavras-chave Som; Marca; Identidade; Jingle; Sound; Brand; Identity;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-04;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9919;
Nivel MBA;
Curso MBA em Marketing estratégico;


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