Resumo |
O mercado educacional, principalmente o do ensino superior, tem recebido cada vez mais ofertas ao longo dos anos. De 1995 até 2017, segundo o INEP, houve um aumento de 173.8% na quantidade de instituições de ensino superior. A partir desse cenário, é natural que a concorrência também aumente. Partindo dessa premissa, o presente trabalho visa apresentar o desenvolvimento de experiências em eventos educacionais como fonte de diferenciação e destaque dentro do segmento. Para compreender como proporcionar uma boa experiência ao público jovem, que representa uma fatia dos atuais e futuros consumidores de educação, o presente trabalho teve sua base teórica construída através dos conceitos de Geração Z e marca, além de estudar o mercado atual de eventos educacionais e, também, entender como empresas de outros segmentos proporcionam experiências aos seus públicos. Além de pesquisas teóricas, o projeto contou com entrevistas em caráter qualitativo e análises documentais com base em conteúdo de vídeo. Ao final do projeto, foi possível chegar a algumas conclusões sobre alternativas para promover experiências positivas marcantes ao público-alvo e, com isso, reforçar uma marca perante essas pessoas. Um dos principais pontos é incentivar a interação (de pessoas com pessoas e, também, de pessoas com as marcas desenvolvedoras ou patrocinadoras). Integrar as atrações entre si, carregar o DNA da instituição que promove o evento, proporcionar ambientes que favoreçam a produção de conteúdos oriundos dos participantes, conectar o público ao momento e desenvolver uma experiência sem ruídos são algumas das outras características que eventos desse tipo devem possuir.; |