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10 anos da política nacional de resíduos sólidos: um estudo sobre como a comunicação das empresas pode influenciar o comportamento pós-consumo de celulares e smartphones

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Autor Santos, Bruno Osório dos;
Orientador Schnack, Cristiane Maria;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6839627123285556;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título 10 anos da política nacional de resíduos sólidos: um estudo sobre como a comunicação das empresas pode influenciar o comportamento pós-consumo de celulares e smartphones;
Resumo O ano de 2020 será conhecido como o ano da pandemia global da covid-19, o nome dado à doença causada pelo novo Coronavírus, o SARS-CoV-2, vírus que, ao que se sabe até o momento, surgiu na cidade de Wuhan, capital e maior cidade da província de Hube na China, com uma população de mais de 10 milhões de habitantes, a sétima cidade mais populosa do país e que impactou severamente a população mundial. Este também é o momento no qual celebramos o aniversário de 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 02 de agosto de 2010 pela Lei 12.305, que tem o objetivo de promover a correta gestão dos resíduos sólidos no Brasil, aspecto essencial para a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável e implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que visa, dentre eles erradicar a pobreza extrema e poupar as gerações futuras dos graves efeitos adversos das mudanças climáticas e do desequilíbrio ambiental, dentre os quais é possível citar a pandemia que vivemos neste ano. Dentre os diversos tipos de resíduos sólidos, este trabalho tem seu foco em projetar um estudo que visa entender como as comunicação das empresas pode influenciar o comportamento pósconsumo de celulares e smartphones, estes que geram resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). Partimos da ideia da importância de compreender de que forma o tema é tratado na área de telefonia móvel, um segmento presente no cotidiano da sociedade, responsável pela comercialização de 45 milhões de smartphones no Brasil em 2019, segundo estudo da IDC Brasil, porém com uma baixíssima taxa de reciclagem, que gira em torno de 3%, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No desenvolvimento deste trabalho, apresenta-se o breve referencial teórico que envolve temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, produtos sustentáveis, comunicação e sustentabilidade, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), logística reversa, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) e formas de descarte. Em relação aos métodos, optou-se pela abordagem quantitativa, por entender-se este o mais adequado para a busca dos resultados almejados, sendo a coleta de dados realizada pela aplicação de questionário por meios digitais, através da qual foi possível identificar as percepções dos consumidores sobre a temática e de se verificar uma melhor compreensão da realidade estudada. A partir daí, a análise revela que, mesmo cientes da sua responsabilidade na realização do descarte correto dos equipamentos pós consumo, a maioria dos consumidores não conhecem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como foi possível identificar oportunidades para a comunicação empresarial influenciar os consumidores na aquisição de novos equipamentos com o correto descarte dos equipamentos em uso, pois o estudo demonstrou que a maioria dos consumidores não percebe quaisquer ações de comunicação das empresas relacionadas ao tema, porém demonstram-se dispostos a receber informações sobre o descarte, inclusive através da forma de “lembretes”, que seriam enviados por e-mail, torpedo SMS e redes sociais, um caminho que deve ser explorado.;
Palavras-chave Comportamento de consumo; Comunicação Empresarial; Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE); Política nacional de resíduos sólidos (PNRS); Desenvolvimento sustentável;
Tipo TCC;
Data de defesa 2020-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9902;
Nivel MBA;
Curso MBA em Marketing Estratégico;


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