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Programas de desempenho gratificado: uma proposta de sistema de recompensa para comportamento estratégico

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Autor Oliveira, Rafael Machado de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9821020177696491;
Orientador Kronmeyer Filho, Oscar Rudy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Programas de desempenho gratificado: uma proposta de sistema de recompensa para comportamento estratégico;
Resumo A remuneração estratégica é um sistema pertencente à gestão de recursos humanos e busca alinhar a remuneração dos funcionários com desempenho voltado ao atingimento dos objetivos da empresa. Vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, em detrimento ao sistema de remuneração tradicional, frequentemente desvinculado do resultado. Um dos possíveis componentes de um sistema de remuneração estratégica é a concessão de recompensas para destaques em desempenho. Entretanto, para que um sistema de recompensas seja eficaz deve ter características desejáveis tais como uma satisfatória divulgação entre todos os setores da empresa; sua metodologia e aplicação devem criar um ambiente coopetitivo – de competição com cooperação – e proporcionar um sentimento de justiça organizacional. Sem estas virtudes, o efeito pode ser contrário ao esperado, gerando desmotivação e comportamentos desalinhados com a estratégia da organização. Esta pesquisa estudou o sistema de recompensa por desempenho de uma relevante instituição financeira brasileira, utilizando a metodologia Design Science Research (DSR) para realizar um diagnóstico do modelo atualmente praticado naquela instituição, propor melhorias e, ao final, desenvolver, na forma de um artefato, um novo sistema prático de recompensa por desempenho que possa servir como motivador de comportamento coopetitivo e direcionado ao atingimento dos objetivos da empresa. Seguindo a metodologia DSR, a pesquisa foi realizada em etapas cíclicas, em que a cada etapa o protótipo do artefato foi aperfeiçoado progressivamente, até a definição do artefato final, aqui apresentado. Nesta pesquisa foram utilizadas revisões na literatura; estudo dos normativos da instituição financeira escolhida; pesquisa survey com amostra de seus funcionários; painel de especialistas com quatro profissionais da área de recursos humanos; e finalmente reunião de grupo focal com sete profissionais da empresa pesquisada. Concluiu-se que o atual sistema de recompensas praticado pela instituição financeira tem suas regras consideradas excessivamente complexas por seus funcionários, que enfrentam dificuldades de acompanhamento ao longo de cada ciclo avaliativo. Verificou-se também que significativa parcela dos funcionários considera o atual sistema injusto. O artefato desenvolvido na pesquisa, um novo modelo de sistema de premiação por desempenho, propõe a simplificação das regras, a criação de uma ferramenta de acompanhamento do ciclo e a mudança do alvo do sistema, alterando o foco de avaliação individual para avaliação coletiva, premiando assim as equipes e não os indivíduos, alinhando o modelo com as melhores práticas do mercado.;
Abstract Strategic remuneration is a system belonging to the management of human resources and seeks to align the remuneration of employees with performance aimed at company's objectives to reach the goals. It has been gaining more and more space in the market, in detriment of the traditional remuneration system, often unrelated to the result. One of the possible components of a strategic remuneration system is the granting of rewards for performance highlights. However, for a reward system to be effective it must have desirable characteristics such as satisfactory disclosure among all sectors of the company; its methodology and application must create a coopetitive environment - of competition with cooperation - and provide a sense of organisational justice. Without these virtues, the effect may be contrary to expectations, generating demotivation and behavior that is out of line with the organisation's strategy. This research studied the performance reward system of a relevant Brazilian financial institution, using the Design Science Research (DSR) methodology to make a diagnosis of the currently model practiced in that institution, propose improvements and, in the end, develop, in the form of an artefact, a new practical system of performance reward that can serve as a motivator of coopetitive behavior and directed towards the achievement of the company's objectives. Following the DSR methodology, the research was carried out in cyclic stages, in which at each stage the prototype of the artefact was progressively improved, until the definition of the final artefact, presented here. In this research were used literature reviews; study of the rules of the chosen financial institution; survey research with sample of its employees; panel of experts with four professionals in the area of human resources; and finally a focus group meeting with seven professionals from the researched company. It was concluded that the current system of rewards practiced by the financial institution has its rules considered excessively complex by its employees, who face difficulties in monitoring throughout each evaluation cycle. It was also found that a significant portion of employees consider the current system to be unfair. The artefact developed in the research, a new model of performance reward system, proposes the simplification of the rules, the creation of a tool for monitoring the cycle and changing the target of the system, changing the focus from individual assessment to collective assessment, rewarding thus the teams and not the individuals, aligning the model with the best market practices.;
Palavras-chave Gestão de recursos humanos; Remuneração estratégica; Sistema de recompensa por desempenho; Motivação; Coopetição; Human resource management; Strategic remuneration; Performance reward system; Motivation; Coopetition;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-11-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9878;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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