Resumo:
A inovação é um tema recorrente em pesquisas acadêmicas e no mundo dos negócios, tendo sido relacionada como o desenvolvimento de novos serviços, modelos de negócios e práticas de gerenciamento. Por consequência, as empresas têm buscado ampliar sua capacidade inovativa, tornando o conceito de inovação aberta um novo paradigma para a organização deste tema. Nos últimos anos, a crescente viabilidade de startups, principalmente por sua capacidade de inovar, tem motivado as corporações a colaborar com as startups para transformá-las em propulsores da inovação corporativa. Neste contexto, as cooperativas têm buscado formas de ampliar sua eficiência e eficácia, visando aumentar a satisfação das necessidades de seus cooperados, logo têm procurado inovações que tornem isso possível através da colaboração com startups. Esta dissertação avaliou, num contexto diádico, as conexões entre as cooperativas de crédito e as startups, coletando, simultaneamente, as perspectivas das cooperativas e das startups. Utilizando o método de análise qualitativa comparativa (QCA), este estudo compara 20 entrevistas, investigando os antecedentes, os mecanismos, e os resultados das parcerias entre cooperativas de crédito e startups. As análises demonstraram que os cinco construtos estudados têm determinado grau de impacto para gerar a inovação, que estão apresentados no capítulo de discussão dos resultados. Neste contexto, este estudo contribuiu para a diversificação da pesquisa científica de cooperativas, de inovação aberta e de startups no Brasil.