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Antecedentes da lealdade e moderação intergeracional de clientes: um estudo com um provedor de serviços bancários no Brasil

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Autor Wink, Daniela Regina Lassen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2024847113014395;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Antecedentes da lealdade e moderação intergeracional de clientes: um estudo com um provedor de serviços bancários no Brasil;
Resumo Manter a lealdade de clientes é um desafio complexo, principalmente considerando clientes com experiências, motivações e expectativas diversas, em um setor tradicional como o de serviços bancários. Em um contexto de novos entrantes neste mercado, compreender os antecedentes e moderadores da lealdade entre as diferentes gerações de clientes, pode auxiliar bancos a reterem mais seus clientes e promover ações para a conquista, principalmente dos mais jovens pois tendem a ser menos fiéis. Este estudo analisou os construtos valor de uso, confiança e satisfação como antecedentes da lealdade, e também as diferentes gerações como variável moderadora na relação entre estes antecedentes e a lealdade de clientes, considerando as gerações baby boomers, X e Y, em um dos maiores bancos do Brasil, chamado neste estudo de Banco X. Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey com 314 respondentes. Os resultados deste estudo indicam que a lealdade é influenciada positiva e significativamente pelo valor de uso e pela satisfação. Curiosamente, de acordo com esta pesquisa a lealdade não é influenciada positiva e significativamente pela confiança. Outra constatação desta pesquisa é a confirmação do efeito moderador das gerações baby boomers e X, na relação entre satisfação e lealdade de clientes, ou seja, para estas duas gerações quanto mais satisfeito, mais leal o cliente é.;
Abstract Maintaining customer loyalty is a complex challenge, especially considering customers with diverse experiences, motivations and expectations in a traditional sector such as banking. In a context of new entrants in this market, understanding the antecedents and moderators of loyalty among different generations of customers can help banks retain their customers more and promote actions to win over, especially the younger ones, as they tend to be less loyal. This study analyzed the value-in-use, trust and satisfaction constructs as antecedents of loyalty, and also the different generations as a moderating variable in the relationship between these antecedents and customer loyalty, considering the baby boomer, X and Y generations, in one of the largest banks in Brazil, referred to in this study as Banco X. A survey-type survey was conducted with 314 respondents. The results of this study indicate that loyalty is positively and significantly influenced by value-in-use and satisfaction. Interestingly, according to this research loyalty is not positively and significantly influenced by trust. Another finding of this research is the confirmation of the moderating effect of the baby boomers and X generations, in the relationship between customer satisfaction and loyalty, that is, for these two generations, the more satisfied, the more loyal the customer is.;
Palavras-chave Lealdade; Satisfação; Confiança; Valor de uso; Gerações; Loyalty; Satisfaction; Trust; Value-in-use; Generations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-05-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9873;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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