Abstract:
As técnicas de reprodução humana assistida vem sendo cada vez mais procuradas por casais/pessoas, com algum tipo de infertilidade. A postergação da maternidade, doenças genéticas e oncológicas e a falência ovariana precoce vem sendo os principais motivos do aumento do número de ciclos de fertilização in vitro com oócitos doados. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver e validar um portal educativo com informações e orientações sobre os ciclos de fertilização in vitro (FIV) com óvulos de doadora. Foi realizado um estudo metodológico, divido em três etapas: 1) estudo descritivo quantitativo que teve como objetivo: a) caracterizar as mulheres que realizaram ciclos de FIV com óvulos de doadora, na clínica de reprodução assistida em estudo, no período de janeiro/2017 a abril/2020. As variáveis foram: idade, procedência e diagnóstico que as levaram a recorrer a esta técnica; b) caracterizas os ciclos de FIV com óvulos doados quanto ao número realizado a cada ano da pesquisa, origem do óvulo, utilização da técnica de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), quantidade de embriões transferidos por ciclo e resultados e desfechos dos ciclos; 2) estudo qualitativo, que investigou como os casais heterossexuais e mulheres enfrentaram o ciclo de FIV com óvulos doados; 3) construção e validação do portal educativo. Na Etapa 1 a coleta dos dados quantitativos foi realizada nos registros das 222 mulheres que realizaram ciclos de FIV com óvulos doados no período em estudo. A análise foi por meio da estatística descritiva. Na Etapa 2, referente ao estudo qualitativo os participantes foram os casais heterossexuais e mulheres que engravidaram na instituição em estudo, no período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2020 por meio de ovodoação. A coleta foi realizada por meio de questionário eletrônico, com questões abertas sobre o tema em estudo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEq. Na Etapa 3, foi construído o portal educativo considerando os resultados dos estudos qualitativo e quantitativo. Foram seguidas as etapas: a) análise das necessidades; b) design; c) desenvolvimento; d)implementação e avaliação; e) revisão e manutenção. A elaboração dos temas do portal emergiu das falas dos participantes da etapa qualitativa. O conteúdo foi elaborado com respaldo em referencial teórico atual, normativas e legislação vigente no Brasil. A validação do conteúdo do portal foi realizada por 10 juízes de saúde mulheres: enfermeiras (6), obstetrizes (2), matrona (1) e instrumentadora cirúrgica (1); provenientes do Brasil (06), Peru (02), Argentina (01) e Chile (01). A análise da validação do portal foi pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) >0,8, obtendo IVC médio de 0,96. A validação da tecnologia do portal ocorreu através do programa Google Lighthouse, obtendo 91,5 pontos, o que demonstrou que o portal possui ótimos critérios de desempenho. Os resultados evidenciam elevada concordância para aplicabilidade do portal educativo, que poderá subsidiar a divulgação do tratamento de ovodoação. Além disso, o portal poderá ser usado como base de pesquisa por casais, mulheres/homens que necessitam recorrer a ovodoação, profissionais de saúde e pessoas interessadas no tema. Assim, o produto gerado nesta pesquisa consiste no Portal Educativo: Entendendo a Ovodoação, acessado pelo domínio https://nilofrantz.com.br/portalovodoacao. É o primeiro Portal Educativo relacionado com ovodoação no Brasil, com impacto real, considerando que a divulgação do conhecimento sobre o tema, pode contribui para promover o protagonismo das pessoas envolvidas no processo da fertilização in vitro com óvulos doados.