RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Quando a telenovela vira meme: como a Zuera e o Melodrama se articulam a partir dos memes da reprise de Avenida Brasil

Mostrar registro simples

Autor Vieira, Eloy Santos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6608417278396052;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Quando a telenovela vira meme: como a Zuera e o Melodrama se articulam a partir dos memes da reprise de Avenida Brasil;
Resumo O principal objetivo desta tese é suscitar algumas reflexões sobre as articulações entre os elementos da Cultura de Massa e da Cultura Digital. Para isto, a pesquisa parte da centralidade do audiovisual e o papel estratégico dos memes de internet, enquanto grandes articuladores desses dois polos. A hipótese principal é de que a Zuera poderia ser enquadrada como um gênero midiático contemporâneo, a partir das articulações entre ela e o Melodrama identificada nos memes produzidos e circulados entre as audiências de telenovelas nos ambientes digitais brasileiros. No caso deste trabalho em especificamente, a investigação se deu a partir dos memes referentes à reprise de Avenida Brasil (2012/2019) que circularam no Twitter durante a exibição da obra. A partir deles, foi possível propor categorias de análise sobre os memes que circularam sobre a novela, compreender alguns padrões de comportamento das audiências e da circulação dos memes encontrados no corpus e investigar qual a papel da Zuera dentro do mapa das mediações tendo como base as reflexões dos pontos anteriores. Para isso, passei a utilizar o conceito de gênero midiático (GOMES 2011; GROHMANN, 2009) porque revelou-se a mais adequada à complexidade demandada pelo material empírico coletado. E, numa tentativa de articular a discussão teórico-epistemológica com a metodológica, os procedimentos metodológicos tiveram inspiração cartográfica (MARTÍN-BARBERO, 2002, 2010, 2014; LOPES, 2018) em conjunto com uma abordagem interseccional (CARRERA, 2020). O que culminou numa reflexão sobre a compreensão atual do conceito gênero midiático, além de alguns tensionamentos sobre o mapa das mediações suas intersecções com a Cultura Digital.;
Abstract The main objective of this thesis is to bring out some reflections on the articulations between elements of Mass Culture and Digital Culture. So, the research departs from the audiovisual centrality and the strategic role of internet memes as major articulators of these two poles. The main hypothesis is that the "Zuera" could be framed as a contemporary media genre, based on the articulations between it and the Melodrama identified in the memes based on Telenovelas that were produced and circulated by audiences in Brazilian digital environments. In this work in particular, the investigation took place from the memes related to the replay of “Avenida Brasil” (2012/2019) that circulated on Twitter during its exhibition. From them, it was possible to propose categories of analysis, to understand some patterns of behavior of the audiences and to investigate the role of "Zuera" within the "Map of Mediations". For this, I started to use the concept of media genre (GOMES 2011; GROHMANN, 2009) because it proved to be the most adequate to the complexity demanded by the collected empirical material. And, in an attempt to articulate the theoretical-epistemological discussion with the Methodology, the methodological procedures had cartographic inspiration (MARTÍN-BARBERO, 2002, 2010, 2014; LOPES, 2018) together with an intersectional approach (CARRERA, 2020). This culminated in a reflection on the current understanding of the concept of media genre, in addition to some tension on the "Map of Mediations" and their intersections with Digital Culture.;
Palavras-chave Cultura digital; Memes; Telenovelas; Gêneros midiáticos; Social TV; Mapa das mediações; Digital culture; Media genres; Map of mediations;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-04-07;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9856;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística