Resumo:
O coaching executivo tem sido uma das principais estratégias de desenvolvimento de competências de liderança (ALBIZU, 2019). Contudo, as análises dos resultados apresentam oportunidades, uma vez que, segundo Grover e Furnham (2016), as pesquisas que envolvem a avaliação de resultados, na sua maioria, ainda são realizadas baseadas somente nas percepções de satisfação dos atores envolvidos. Diante disso, a presente dissertação visa a analisar como se dá o alinhamento entre as expectativas e a avaliação dos resultados dos processos de coaching executivo, na perspectiva dos três atores envolvidos: coachee, decisores da empresa e coach. Com base no estudo teórico, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório com 15 indivíduos, utilizando instrumentos desenvolvidos especificamente para cada ator. Os entrevistados atuam nos estados do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Acre (AC) em diferentes segmentos como indústria, instituição financeira, entidade de representação da indústria, construção civil e varejo. Na análise, utilizou-se o software NVivo. Assim, são apresentadas, por meio das análises das entrevistas, as categorias a priori e suas relações com o referencial teórico e com os objetivos da pesquisa. Nesse sentido, é abordado o processo do coaching executivo, considerando o contexto do indivíduo e da organização. Identifica-se que os atores envolvidos nos processos de coaching executivo revelam satisfação com os resultados, existindo um alinhamento entre as expectativas e a percepção do atingimento dos objetivos. Contudo, essa avaliação é baseada somente em percepções, não sendo realizada avaliação qualitativa, o que pode vir a ser um diferencial, especialmente na perspectiva da empresa patrocinadora. Por fim, como contribuição gerencial, propõe-se um framework para a execução de um processo de coaching executivo patrocinado, com a proposta de um alinhamento entre as expectativas e a avaliação de resultados e com a sugestão da inclusão de indicadores quantitativos que, somados à avaliação qualitativa, comprovam a eficácia do coaching executivo.